O Grupo Pão de Açúcar (GPA) comunicou na terça-feira (8), por fato relevante, que obteve autorização da Superintendência Financeira de Colômbia (SFC, órgão regulador colombiano) para a transferência das ações do Éxito que serão entregues aos acionistas do GPA no âmbito da segregação dos negócios.
Leia também
Conforme já divulgado, o GPA entregará aos acionistas 1.080.556.276 ações do Éxito de sua propriedade, na proporção de 4 ações de emissão do Éxito para cada ação do GPA, na forma de Brazilian Depositary Receipts (BDRs, títulos emitidos no Brasil que representam uma companhia aberta sediada no exterior) e American Depositary Receipts Nível (ADRs, , ações equivalente às BDRs dos EUA).
Essas ações, que representam aproximadamente 83% da participação do GPA no capital social do Éxito (considerando ações em tesouraria), serão entregues aos acionistas pelo seu respectivo valor contábil, que em 30 de setembro de 2022, correspondia a R$ 7.133.404.372,71.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A companhia informa ainda que convocará uma assembleia geral extraordinária (AGE) para nivelar, após entrega dos BDRs e ADRs aos acionistas, o valor da redução do capital social aprovado em fevereiro deste ano ao valor contábil da participação distribuída com base no balanço patrimonial de 31 de julho de 2023. O valor, segundo o GPA, está em apuração e será inferior ao apurado em 30 de setembro do ano passado.
“Importante ressaltar que esse ajuste não impacta no número de ações de Éxito a ser entregue aos acionistas do GPA e em nenhum outro dos termos e condições da transação, que desde o início visou a distribuição de aproximadamente 83% das ações de emissão do Éxito atualmente detidas pelo GPA aos seus acionistas, com manutenção de participação minoritária de GPA em Éxito de aproximadamente 13%, com potencial de monetização no futuro”, disse o GPA no documento.
Data de corte e inicio das negociações
Os detentores de ações ordinárias de emissão do GPA, após o encerramento do pregão em 22 de agosto de 2023, receberão 1 BDR para cada ação do GPA. As ON de emissão do GPA serão negociadas “com direito ao recebimento de BDRs”, sob o código “PCAR3” até a data de corte, inclusive. A partir de 23 de agosto, as ações passam a ser negociadas “ex-direito” ao recebimento de BDRs” e os BDRs passarão a ser negociados na B3 sob o código “EXCO”. O crédito dos BDRs ocorrerá no próximo dia 25.
Os detentores de ADRs do GPA, por sua vez, receberão um ADR de Éxito para cada 2 ADRs de GPA, sendo que os ADRs de Éxito serão negociados na New York Stock Exchange (NYSE) entre 23 de agosto de e 28 de agosto de 2023, inclusive, na modalidade “when issued” sob o código “EXTO WI”. Os ADRs de Éxito passarão a ser negociados normalmente na NYSE a partir de 29 de agosto sob o código “EXTO”.
A parcela segregada de Éxito em razão da distribuição das ações corresponde a 58,58295139% do patrimônio líquido do GPA na data base de 30 de junho de 2023.
Publicidade