O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (14), na sua décima sessão consecutiva de baixa, o que não ocorria há 39 anos, segundo o TradeMap. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 1,06%, aos 116.809,55 pontos, após alcançar máxima a 118.081,90 pontos e mínima a 116.529,96 pontos.
Leia também
Com isso, alcançou seu menor nível de fechamento desde o dia 7 de junho, então aos 115.488,16 pontos. Em porcentual, foi a maior queda desde 27 de julho, quando encerrou em desvalorização de 2,10%. No acumulado do mês de agosto, o recuo é de 4,20%.
Nesta sessão, a Bolsa brasileira foi prejudicada pelo desempenho de ações de grande peso, em especial a Vale (VALE3), que sofreu com novos temores em relação à economia da China, após a incorporadora Country Garden suspender a negociação de títulos onshore nesta semana, devido ao prejuízo bilionário registrado no primeiro semestre.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Petrobras (PETR3;PETR3), por outro lado, conseguiu se segurar no positivo. O movimento reflete a “expectativa de aumento dos combustíveis pela estatal, considerando que a defasagem do diesel está muito alta”, conforme informou o analista Pedro Galdi, da Mirae Asset, ao Broadcast.
Entre os destaques negativos do dia, está o setor de educação. As ações da Yduqs (YDUQ3) lideraram as perdas do pregão, com a Cogna (COGN3) em queda forte também, diante de incertezas sobre como o Ministério da Educação (MEC) irá cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs travas para a abertura de novos cursos de medicina no País.
Na sexta-feira (11), o Ibovespa fechou em queda de 0,24%, aos 118.065,14 pontos, e cravou a maior sequência de baixa em 25 anos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.