Publicidade

Investimentos

Itaú lança família de fundos de renda fixa isentos de tributação

Os produtos “RF Infra Total Return” possuem características inéditas no Brasil

Itaú lança família de fundos de renda fixa isentos de tributação
Itaú Unibanco (ITUB4): ações serão negociadas 'ex-direito' nesta semana; veja data. (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

A área de Fund of Funds (fundo de fundos) do Itaú Unibanco se juntou a três gestoras independentes, Vinland, Absolute e Legacy, para criar a “RF Infra Total Return” – uma família de fundos de renda fixa com isenção de Imposto de Renda (IR) e “come-cotas”, algo inédito no Brasil. As informações foram enviadas com exclusividade ao E-Investidor.

O benefício fiscal vem da maneira como os fundos “Vinland RF Infra Seleção”, “Absolute Hiker RF Infra Seleção” e o “Legacy Capital RF Infra Seleção” foram estruturados. Além de investirem em renda fixa brasileira e internacional, com gestão ativa, esses produtos também investem em ativos incentivados de crédito privado ligados ao setor de infraestrutura. Ou seja, com isenção de tributação.

“Você não vai pagar imposto porque os fundos só investem em ativos isentos. É um universo menor de ativos passíveis de investimento, mas que é representativo dentro da classe de renda fixa”, ressalta Pedro Barbosa, responsável pela área de Fund of Funds do Itaú Unibanco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A ideia para construir essa nova categoria de fundo veio de uma iniciativa de Barbosa, no sentido de fazer frente ao sucesso de ativos isentos, como Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs).

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o patrimônio líquido das LCIs e LCAs cresceu 67,59% e 75,99% de 2021 para 2022, respectivamente, enquanto o PL de fundos de renda fixa cresceu 12,86% no mesmo período.

“Agora, essa nova categoria de fundo  é isenta e possui gestão profissional, que é uma grande vantagem”, diz o executivo. Os três novos fundos são destinados para pessoas físicas, com taxa máxima de administração de 1,1% ao ano, taxa de performance de 25% do que ficar acima do CDI, e target de retorno que varia de CDI+2% a CDI+4%.

Os aportes iniciais são de R$ 1 por meio do aplicativo íon Itaú e pelos canais digitais do banco. Vale lembrar também que, inicialmente, as aplicações estarão disponíveis apenas para clientes da instituição financeira.

Evolução da indústria

A escolha pela Vinland, Absolute e Legacy como parceiras na criação desta nova categoria veio da observação de que essas assets tinham uma vertical de crédito consolidada dentro das equipes.

“Vimos uma boa combinação entre a mesa de renda fixa ativa e a mesa de crédito nessas assets independentes, a ponto de ficarmos confortáveis com essa junção para entregar o produto final”, afirma Rodrigo Giordano, superintendente da área de Fund of Funds do Itaú Unibanco.

Publicidade

No final, Giordano vê a nova família de fundos como uma opção interessante para o investidor em meio a um ambiente de juros ainda altos. Apesar de não ser tão conservador quanto um fundo DI, os fundos “Infra” terão um nível de risco moderado, abaixo da volatilidade observada nos multimercados, por exemplo.

 

Web Stories

Ver tudo
<
>