O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (15) pela 11ª vez consecutiva. O principal índice da B3 encerrou o pregão em baixa de 0,55%, aos 116.171,42 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, os bancos regionais operaram em forte queda nas bolsas de Nova York, após um analista da Fitch, Chris Wolfe, afirmar em entrevista exclusiva à CNBC que a agência pode rebaixar as notas de crédito das instituições financeiras, em ação semelhante à da Moody’s na última semana, quando os ratings de dez bancos regionais do país foram cortados.
Quanto à economia chinesa, investidores seguiram preocupados após o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês) informar que a produção industrial do país cresceu 3,7% em julho, desacelerando ante o avanço de 4,4% observado em junho. Já as vendas no varejo chinês aumentaram 2,5% em julho, também em proporção menor aos 3,1% de junho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No cenário doméstico, o destaque corporativo foi a Petrobras (PETR3;PETR4), que comunicou um aumento no preço da gasolina e do diesel nas suas refinarias, válido a partir de quarta-feira (16). A medida agradou os investidores e as ações da estatal chegaram a figurar entre as maiores altas do Ibovespa. Um ponto positivo, na visão dos especialistas, é a redução da defasagem do valor dos combustíveis em relação ao mercado internacional. Confira mais detalhes aqui.
Já as ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) sofreram com a saída de Wilson Ferreira Junior do cargo de presidente da companhia e tombaram mais de 4%.
Para os agentes de mercado, as incertezas sobre o que motivou a saída do executivo pesaram sobre os papéis, uma vez que a companhia não deu explicações oficiais sobre o que ocorreu, como de costume em tais situações. Confira nesta matéria a opinião de especialistas sobre o caso.
Do lado oposto, a Natura (NTCO3) surpreendeu o mercado no segundo trimestre e figurou entre as maiores altas do Ibovespa na sessão. No período, a empresa apresentou prejuízo líquido de R$ 732 milhões, sendo que o resultado negativo foi 4,6% menor do que o apresentado no mesmo intervalo do ano passado.
Publicidade
Na segunda-feira (14), o Ibovespa fechou em queda de 1,06%, aos 116.809,55 pontos, e cravou a maior sequência de baixas em 39 anos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.