O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, disse nesta quarta-feira (16) que o mercado de capitais, regulado pela autarquia, está organizado para apoiar o ciclo de crescimento aberto, segundo ele, pela redução dos juros no Brasil.
Leia também
Após assinar na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) um acordo de cooperação técnica para fomentar, melhorar o acesso ao mercado de capitais e levantar propostas de financiamento de investimentos industriais, Nascimento projetou novas oportunidades de emissões, seja de ações, seja de títulos de dívida, a partir da redução do custo de capital.
“O mercado de capitais se organizou para criar condições propícias ao ciclo de crescimento”, declarou o presidente da CVM, referindo-se aos efeitos da diminuição dos juros, somada a melhora da percepção do risco de crédito no Brasil pelas agências de rating.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ele frisou que os juros altos são nocivos às operações do mercado de capitais, já que a maior remuneração dos títulos mais seguros de renda fixa reduz a atratividade dos ativos de risco. “O mercado de capitais gosta de estabilidade, e se os juros estiverem baixos, vai gostar ainda mais”, comentou. “Temos a possibilidade de aproveitar o momento que está por vir para expandir o mercado de capitais”, acrescentou o presidente da CVM.