Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice interrompe sequência de perdas e fecha acima dos 115 mil pontos

Ações do Magazine Luiza (MGLU3) lideraram os ganhos da sessão

Ibovespa hoje: índice interrompe sequência de perdas e fecha acima dos 115 mil pontos
Operador em frente a painel da Bolsa de Valores (Foto: Shutterstock)

O Ibovespa interrompeu a maior sequência de perdas da sua história e fechou em alta nesta sexta-feira (18), em dia de vencimento de opções sobre ações. A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 0,37%, aos 115.408,52 pontos.

Nos Estados Unidos, apenas o Dow Jones fechou no positivo, com S&P 500 e Nasdaq terminando a sessão em leve queda. Entre os destaques positivos em Wall Street, estavam as ações da Chevron (CVX) e ExxonMobil (XOM).

Na B3, o avanço dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) ajudou na recuperação do Ibovespa. O movimento ocorreu em meio à valorização do petróleo, que fechou em alta no exterior, mas teve sua primeira baixa semanal. Na sessão, a commodity foi beneficiada por dados que mostraram queda no número de plataformas de petróleo nos Estados Unidos, sugerindo aperto na oferta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quem seguiu um movimento contrário foram as ações da Vale (VALE3), também de grande peso para o Ibovespa. O setor de mineração sofreu com novas preocupações relacionadas ao mercado imobiliário da China, após a gigante chinesa do setor de construção Evergrande pedir proteção contra falência nos Estados Unidos.

Entre os destaques positivos da sessão, o setor de varejo subiu em bloco, repercutindo a queda dos juros futuros e com expectativas renovadas por mais cortes na Selic à frente. Magazine Luiza (MGLU3) liderou os ganhos, seguido por Carrefour (CRFB3) e Petz (PETZ3).

Na quinta-feira (17), o Ibovespa fechou em queda de 0,53%, aos 114.982,30 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>