- A linha de crédito era permitida em 2022, quando o benefício ainda era chamado de Auxílio Brasil, mas está dependendo de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para seu retorno
- Nessa categoria de empréstimo as parcelas eram descontadas automaticamente do benefício
- O beneficiário do Bolsa Família pode fazer outros empréstimos, contanto que não seja do valor do próprio programa
O empréstimo do Bolsa Família está suspenso. A linha de crédito era permitida em 2022, quando o benefício ainda era chamado de Auxílio Brasil, mas está dependendo de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para seu retorno.
Leia também
Isso se dá porque o Empréstimo Bolsa Família é uma modalidade de crédito consignado. Dessa forma, o STF pondera se o benefício não deve ser considerado essencial para subsistência das famílias e, portanto, não deve ser posto em uma linha de crédito, podendo gerar dívidas.
Nessa categoria de empréstimo as parcelas eram descontadas automaticamente do benefício. As novas regras para a modalidade já haviam sido decididas, mas as novas ofertas de crédito estão suspensas pela Caixa.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os contratos já realizados seguem válidos, com o pagamento das prestações descontado mensalmente do benefício.
Quem recebe o Bolsa Família ainda pode fazer outros empréstimos?
O beneficiário do Bolsa Família pode fazer outros empréstimos, contanto que não seja do valor do próprio programa. Nesse caso, ele terá de pedir a linha de crédito diretamente ao banco e se enquadrar nos pré-requisitos de score de crédito e pagamento de dívidas.
Vale pontuar que o crédito deve ser, sempre, o último recurso utilizado por todas as pessoas. O alto valor da taxa de juros torna as linhas de crédito mais caras e, caso o indivíduo não consiga arcar com suas dívidas, ele se tornará inadimplente. Para saber mais sobre o assunto, acesse essa reportagem.
Programa Progredir
O Programa Progredir é uma linha de microcrédito na qual a população pode utilizar o Bolsa Família. No entanto, as regras para conseguir este empréstimo são um pouco mais restritivas.
O foco do programa é complementar a renda familiar por meio do auxílio ao pequeno negócio, com empréstimo para autônomos, ou ajudando a melhorar a moradia e educação da família.
Para ter acesso a esse empréstimo, é necessário receber o benefício do Bolsa Família e ser cadastrado no Meu CadUnico. Para solicitá-lo, vá até uma agência da Caixa Econômica e confirme se você tem ou não direito ao empréstimo. Após conseguir essa informação, siga esses passos:
- Conseguir um fiador
- Agendar uma visita de um agente da Caixa
- Esperar um prazo de 8 dias da visita para saber se o empréstimo foi aprovado
- Caso aprovado, é só aguardar o recebimento do dinheiro na conta da Caixa
Publicidade