Educação Financeira

O que é inadimplência e como ela atrapalha a sua vida financeira?

O Brasil, hoje, tem mais de 70 milhões de inadimplentes, quase um terço da população

O que é inadimplência e como ela atrapalha a sua vida financeira?
Pagamento de dívidas deve ser prioridade. (Foto: Envato)
  • A inadimplência é quando um consumidor não paga uma conta ou dívida
  • O Brasil, hoje, tem mais de 70 milhões de inadimplentes - quase um terço da população - de acordo com dados do Serasa
  • Ao se tornar inadimplente, o consumidor terá uma série de complicações em sua vida financeira, como a restrição ao acesso de crédito, como empréstimos, e prejudicar o score de crédito da pessoa

A inadimplência se define pela situação quando um consumidor não paga uma conta ou dívida. O Brasil, hoje, tem mais de 70 milhões de inadimplentes – quase um terço da população –, de acordo com dados do Serasa.

Ao se tornar inadimplente, o consumidor terá uma série de complicações em sua vida financeira, como a restrição ao acesso de crédito e empréstimos, e prejudicar seu score de crédito, o que dificulta ter acesso a certos serviços como abrir planos de internet e telefone.

Ter um bom score de crédito está no interesse de qualquer pessoa, seja ela endividada ou não, considerando que esse fator determina o acesso ao crédito, as melhores taxas de financiamento, os serviços disponíveis e outros benefícios.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Existem também outras penalidades caso a o contribuinte esteja inadimplente e com o nome sujo na praça. Os bancos podem cancelar o cheque especial ou deixar de aumentar o limite do cartão, além do inadimplente poder ser barrado de alguns concursos públicos.

Para auxiliar o consumidor na organização de sua vida financeira, o E-Investidor fez uma série de reportagens que te ajudam a driblar a inadimplência, a como aumentar o seu score de crédito e entender como cada geração se endivida.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos