O Ibovespa opera em queda nesta quinta-feira (31), no último pregão do mês de agosto. Às 14h37, a principal referência da B3 recuava 0,97%, aos 116.393,00 pontos, após oscilar entre máxima a 117.636,62 pontos e mínima a 116.147,17 pontos.
Leia também
Em mais uma sessão, a Bolsa brasileira ignora o desempenho dos índices acionários americanos, que sobem em maioria repercutindo a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O indicador, que representa a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed) na tomada de decisões, avançou 0,2% em julho ante junho, conforme esperado pelo mercado.
No cenário doméstico, investidores operam com cautela à espera da apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024. A preocupação com a questão fiscal se estende desde cedo, após a Câmara dos Deputados ter aprovado um projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia e reduz a contribuição previdenciária de alguns municípios. A medida deve colocar mais despesas no horizonte orçamentário da União.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, as ações da CVC (CVCB3) lideram as perdas do Ibovespa, em queda acima de 6%, em um movimento de realização de lucros. Na véspera, os papéis chegaram a disparar mais de 19% após o pedido de recuperação judicial da 123milhas, com investidores entendendo que a empresa pode absorver participação de mercado da concorrente.
Do lado oposto, as ações da Vale (VALE3) figuram entre os maiores destaques positivos da sessão, mas não a ponto de contribuir para a recuperação do Ibovespa. A mineradora é beneficiada pelo início dos testes com carga na primeira planta de briquete de minério de ferro na Unidade Tubarão, localizada no Espírito Santo. A operação contribui para a redução de emissões de gases na cadeia produtiva de aço da empresa.
Na quarta-feira (30), o Ibovespa fechou em queda de 0,73%, aos 117.535,10 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.