Às 6h50 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em alta de 0,71%, em 461,37 pontos. Na sexta-feira, o fechamento europeu foi misto, com ações de montadoras pressionadas em Paris e Frankfurt, após o UBS cortar sua recomendação para Renault e Volkswagen. Hoje, a montadora francesa recuava 0,39% em Paris, mas Volkswagen avançava 0,52% em Frankfurt.
O ambiente era em geral positivo, na esteira de ganhos vistos mais cedo na Ásia. O setor imobiliário chinês teve desempenho forte, após notícias de que a incorporadora Country Garden conseguiu estender o vencimento de um bônus, além de pagar outro, este em ringgits malaios, em meio a seu esforço para evitar um default. No próprio continente, Lagarde fala às 10h30, com investidores atentos aos próximos passos do BCE.
A agenda de indicadores é modesta, porém foi informado que as exportações da Alemanha caíram 0,9% em julho ante o mês anterior, e mais cedo o Danske Bank já projetava contração das vendas do país diante da “perspectiva fraca para as exportações alemãs neste ano”. O ING, por sua vez via fraqueza na balança comercial e também nas vendas no varejo da Alemanha, o que para o banco provoca risco “elevado” de que a economia alemã volte a sofrer contração.
As 7h03, a Bolsa de Londres subia 0,48%, Frankfurt avançava 0,50% e Paris, 0,58%. Milão operava em alta de 0,66% e Lisboa, de 0,24%. No câmbio, o euro se valorizava a US$ 1,0795 e a libra avançava a US$ 1,2632.