Publicidade

Tempo Real

Bolsas de Europa fecham em baixa após dado da economia decepcionar

No entato, os mercados do bloco conseguiram recuperar-se das mínimas do dia. Confira os detalhes do pregão

Bolsas de Europa fecham em baixa após dado da economia decepcionar
Pedestre caminha em frente à Bolsa de Valores de Londres 24/08/2015 REUTERS/Suzanne Plunkett

As bolsas europeias fecharam hoje viés de baixa após dados do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da zona do euro recuarem mais do que o esperado por analistas e depois de uma pesquisa do Banco Central Europeu (BCE) indicar que a expectativa para a inflação de longo prazo aumentou. Em Londres, o índice FTSE 100, caiu 0,20% a 7.437,93 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em queda de 0,34%, a 15.771,71 pontos.

O CAC 40, em Paris, cedeu 0,34%, a 7.254,72 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,02%, a 28.652,18 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,17%, a 9.400,10 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 perdeu 0,56%, a 6.148,56 pontos. As cotações são preliminares.

Na Europa, o PMI composto da zona do euro caiu mais do que o esperado e, segundo a Oxford Economics, aponta para risco de recessão no bloco. Por outro lado, o PMI da Alemanha veio em linha com as previsões, enquanto o do Reino Unido surpreendeu.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Também hoje, o BCE publicou pesquisa mensal sobre expectativas de inflação na zona do euro, relativa a julho. A expectativa para a inflação em 12 meses seguiu em 3,4%, mas para os próximos três anos ela teve leve alta, de 2,3% em junho a 2,4% em julho. Nesse cenário, as bolsas acumularam perdas mais expressivas na maior parte do dia, mas conseguiram se afastar das mínimas perto do fechamento do pregão.

“Os mercados europeus conseguiram recuperar-se das mínimas do dia, com o FTSE 100 tentando recuperar para território positivo ajudado por um forte desempenho do setor energético”, afirma o analista-chefe de mercados da CMC Markets, Michael Hewson. As empresas de petróleo fecharam o dia em alta hoje após Arábia Saudita e Rússia anunciarem que vão prorrogar seu corte na produção da commodity.

Os papéis da BP subiram 2,01%, os da Shell valorizaram 0,96% e os do Weir Group tiveram alta de 1,66% na bolsa de Londres. Na Itália, as ações da Stellantis avançaram 0,42% depois que a empresa descobriu que 24 tipos de motores de seus veículos produzidos desde 2014 são compatíveis com e-combustíveis (uma versão sintética de combustível fóssil) da Aramco.

Na bolsa de Paris, Credit Agricole recuou 1,86% após o Goldman Sachs avaliar que o crescimento do lucro da companhia será mais fraco do que o de seus concorrentes e cortar o preço-alvo para o papel.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>