Publicidade

Tempo Real

Legacy pondera se ciclo de alta de juros dos EUA já pode ter acabado

Em vista de dados que indicam uma desaceleração econômica no país, a gestora fez suas apostas sobre o BC

Legacy pondera se ciclo de alta de juros dos EUA já pode ter acabado
Foto: Envato Elements

A Legacy Capital avalia que a probabilidade de que o Federal Reserve (Fed, o BC americano) já tenha encerrado o ciclo de alta de juros aumentou, em vista de dados recentes que indicam uma desaceleração econômica nos Estados Unidos. De olho no que isso implica para outros países, a gestora aumentou as posições aplicadas (que apostam na queda) em juros e tomadas (que apostam na alta) em inclinação das curvas em diversas geografias.

“Após três trimestres de crescimento forte, a economia dos Estados Unidos parece estar, na passagem do 3T23 para o 4T23, finalmente, desacelerando de forma mais nítida”, afirmou a equipe de gestão da Legacy, em carta mensal.

O documento destaca uma dinâmica menos favorável para a criação de empregos à frente, após queda de vagas em aberto e de pedidos voluntários de demissão em julho e alta da taxa de desemprego em agosto. Enquanto isso, os índices de preço mostram que “a desinflação segue seu curso”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A evolução do quadro, especialmente no que se refere à desaceleração do mercado de trabalho, muda, na nossa visão, a perspectiva para a política monetária nos Estados Unidos. A probabilidade de que o Fed já tenha encerrado o ciclo de alta de juros, na nossa opinião, aumentou”, afirma a Legacy.

Com isso, a gestora diz que pausas e/ou encerramentos nos ciclos monetários do Canadá, Europa, Austrália e Reino Unido “tornam-se mais prováveis”; no México, aumenta a probabilidade de início do ciclo de cortes ainda em 2023; e, no Brasil, o término do ciclo de alta do Fed “ajuda a construir condições para a aceleração do ritmo da queda de juros”.

Segundo a carta mensal, outra mudança da carteira com base nesse cenário é o restabelecimento da posição comprada (que aposta na alta) em ouro. “Seguimos com posições long/short em bolsa externa, defendendo, com o índice, a carteira, concentrada em empresas de alta qualidade e que apresentam boa perspectiva de crescimento de lucros à frente”, acrescenta a carta.

Aposta na alta da Bolsa brasileira

No Brasil, a Legacy informa manter uma “exposição liquidamente comprada em Bolsa e crédito locais, mirando o bom momento da economia, a desaceleração da inflação, o ambiente externo favorável e os efeitos da queda dos juros nos ativos locais”.

A gestora avalia que, no plano fiscal, a manutenção da meta de déficit primário em zero, para 2024, foi “um desenvolvimento positivo”. Já em relação ao crescimento do País, a Legacy revisou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 para 2,8% e manteve a projeção de 2024 em 1%.

Resultado em agosto

Em agosto, o Legacy Capital B FIC ficou estável (+0,02%), ante 1,14% do CDI. Segundo a carta, as posições de valor relativo e crédito contribuíram positivamente para o resultado, enquanto houve perdas em posições aplicadas em juros, compradas em Bolsa local e em long/short em bolsas internacionais.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
6 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Quais são os usos possíveis do bitcoin no mundo real?
Como calcular o 13° salário? Veja o passo a passo simples e rápido
Quem tem direito ao 13° salário? Veja se você está na lista
Ferramenta do Google mostra passagens aéreas mais baratas. Veja como usar
O que é mineração de bitcoin? Entenda como começar e ganhar dinheiro
Estre truque simples vai fazer você gastar menos energia com a máquina de lavar roupas
Quanto está perdendo o pernambucano que comprou 1,130 milhão de ações da Americanas (AMER3)?
Como descobrir o gasto de cada eletrodoméstico? Confira simulador
5 truques infalíveis para refrescar a casa sem aumentar a conta de luz
Conta de luz muito alta? Saiba o que pode ser e o que fazer
5 hábitos que vão te fazer economizar na conta de celular
>