Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice acentua perdas com piora em Nova York

Às 14h30, a principal referência da B3 recuava 0,80%, aos 116.389,85 pontos

Ibovespa hoje: índice acentua perdas com piora em Nova York
Índice Ibovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (6), antes do feriado de 7 de setembro. Às 14h30, a principal referência da B3 recuava 0,80%, aos 116.389,85 pontos, após oscilar entre máxima a 117.970,71 pontos e mínima a
116.210,64 pontos.

A Bolsa brasileira acompanha o mau humor no mercado americano, com todos os índices acionários de Nova York no terreno negativo, após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos Estados Unidos subir de 52,7 em julho para 54,5 em agosto, acima do esperado.  O resultado reacendeu o alerta de que o Federal Reserve (Fed) possa vir a elevar os juros ainda este ano no país.

Além das perdas das Bolsas americanas, o Ibovespa também sofre com o desempenho de ações de grandes bancos e de papéis ligados a commodities metálicas. A aprovação do texto-base do projeto de lei do Desenrola Brasil, que inclui um limite para os juros no crédito rotativo, afeta o setor financeiro, que pode ter seu lucro prejudicado com a medida.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No caso das empresas ligadas a metais, há incertezas sobre a economia da China. A Vale (VALE3), companhia de maior peso para a composição do Ibovespa, cai mais de 1%, mesmo com a leve alta de 0,12% do minério de ferro em Dalian, na China. Cosan (CSAN3) e CSN (CSNA3) também seguem no campo negativo.

Liderando as perdas do índice, Vamos (VAMO3) recua quase 5% depois que o JPMorgan rebaixou o papel de overweight (equivalente à compra) para neutro, com revisão para baixo nas estimativas de lucro. Vale lembrar que a empresa estreou recentemente na carteira do Ibovespa.

Na terça-feira (5), o índice fechou em queda de 0,38%, aos 117.331,30 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
>