O avanço do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA, de 0,17% para 0,63% em agosto – em linha com o esperado – incentivou leituras distintas e trouxe volatilidade aos mercados. Por enquanto, prevalece a consolidação das apostas em manutenção dos juros até o final deste ano, mas o cenário pode mudar a depender da evolução dos dados. Em reação, os índices de ações de Nova York oscilaram entre altas e baixas.
Leia também
Mais cedo, na Europa, as bolsas fecharam majoritariamente em queda, reagindo à divulgação do dado da produção industrial da zona do euro pior que o esperado e na véspera da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). No Brasil, em que pese a volatilidade vista no exterior, o Ibovespa chegou a mostrar avanço firme ao longo da sessão, mas desacelerou o movimento no fim do dia, encerrando praticamente estável, em leve alta de 0,18%, aos 118.176 pontos e giro financeiro de R$ 35,3 bilhões.
Nos demais mercados, o dólar encerrou em baixa de 0,7%, aos R$ 4,92, enquanto os juros futuros recuaram ao longo da curva a termo. Amanhã, quinta-feira, a agenda local reserva a Pesquisa Mensal de Serviços e, nos EUA, saem os dados de vendas no varejo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.