O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (13) em queda de 0,16%, chegando aos 118.860 pontos. O recuo se dá com cautela no exterior, que apresenta resultados fracos, à espera do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. No Brasil, investidores ficam de olho em entrevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a revista Exame, à noite.
- Veja também: Mercado hoje: inflação nos EUA domina a atenção do investidor, mas agenda de Haddad também chama atenção
O CPI nos EUA deve subir 0,6% em agosto ante julho e 3,6% na comparação anual, de acordo com o Projeções Broadcast, de 0,2% e 3,2% vistos em julho. O CME Group apontava no início da manhã de hoje 93,0% de chance de manutenção dos juros americanos na faixa de 5,25% a 5,50% no próximo dia 20.
Leia também
Na zona do euro, a produção industrial diminuiu 1,1% em julho ante junho, abaixo da expectativa de analistas, que previam queda de 0,7%. Já no Reino Unido, a produção industrial caiu 0,7% em julho ante junho, um pouco pior do que o esperado por analistas, de -0,6%.
A falta de tração no exterior tende a pesar nos ativos locais antes do CPI americano em dia de agenda esvaziada. Os juros futuros podem ficar mais perto da estabilidade, mas também com alguma abertura da curva com a esperada aceleração da inflação dos EUA e o cenário fiscal doméstico.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos