O Brasil registrou 46 fusões e aquisições de empresas de Consumo e Varejo no primeiro semestre de 2023, uma alta de 21% na comparação com o primeiro semestre de 2022, quando 38 transações desse tipo foram realizadas nesse setor. Os dados constam na pesquisa da consultoria KPMG sobre o assunto, realizada com empresas de 43 setores da economia brasileira.
Leia também
Dentro deste setor, o segmento de alimentos, bebidas e fumo somou 15 transações desse tipo. As lojas de varejo tiveram 6; supermercados, 9; shoppings centers, 8; e embalagens, 8.
“O número de fusões e aquisições em Consumo e Varejo teve mais um período de alta. Interessante observar que o segmento de alimentos, bebidas e fumo registrou 15 transações nesse período, sendo a maior performance do setor, e representando 32,6% das operações desse grupo. Outro dado interessante é que a alta de transações no setor se contrapôs ao que ocorreu na média nacional, onde houve queda no total de operações desse tipo”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo a pesquisa, com as 365 operações nacionais de fusões e aquisições do segundo trimestre, o primeiro semestre do ano atingiu 737 negócios concretizados. Considerando as 372 transações dos primeiros três meses, o cenário permaneceu estável.