O Ibovespa opera em queda nesta quinta-feira (21), após a “Super Quarta”, dia marcado por decisões de juros nos Estados Unidos e no Brasil. Às 14h25, a principal referência da B3 recuava 1,52%, aos 116.896,69 pontos, após oscilar entre máxima a 118.695,09 pontos e mínima a 116.220,27 pontos.
Leia também
Enquanto o Federal Reserve (Fed) optou por manter a taxa dos juros americanos no intervalo entre 5,25% a 5,50% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reduzir a Selic em 0,50 ponto porcentual, chegando a 12,75% ao ano.
Segundo Débora Nogueira, economista-chefe da Tenax Capital, o comunicado da autoridade financeira brasileira veio em linha com as expectativas do mercado. “Houve um reforço sobre a importância do compromisso com as metas fiscais. Nesse sentido, qualquer aceleração do ritmo de corte da Selic depende de uma evolução positiva da agenda do Ministério da Fazenda em Brasília”, disse.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York operam no terreno negativo, após o Fed sinalizar que os juros americanos ficarão elevados por mais tempo do que o esperado por investidores. Para Marcos Moreira, sócio da Nexgen Capital, a decisão veio em um tom mais duro (hawkish).
“Existem alguns pontos de destaque que fundamentam esse tom. O primeiro é a atividade econômica, que vem surpreendendo e está em níveis mais fortes do que o previsto. Segundo, os últimos dados de inflação indicam que o processo de desinflação ainda esta longe do fim. E terceiro, as preocupações sobre a dívida do governo dos Estados Unidos”, explica Moreira.
Na Bolsa brasileira, empresas ligadas ao setor de varejo e, portanto, mais sensíveis aos juros altos, lideram as perdas do Ibovespa, com Magazine Luiza (MGLU3) e Grupo Soma (SOMA3) entre os principais destaques negativos. Lojas Renner (LREN3) e Arezzo (ARZZ3) também sofrem no dia, com perdas de 5,25% e 3,89%, respectivamente.
Do lado oposto, os papéis da Sabesp (SBSP3) apresentam os maiores ganhos do índice, à medida em que o mercado entende que os impasses entre a prefeitura de São Paulo e a empresa não inviabilizam a sua privatização. O setor de elétricas também se beneficia do sentimento mais defensivo do mercado, após o Copom, já que os resultados das empresas do setor não dependem tanto do ritmo dos juros brasileiros.
Publicidade
Na quarta-feira (20), o Ibovespa fechou em alta de 0,72%, aos 118.695,32 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.