Nesta quarta-feira (27), as ações da Usiminas (USIM5) fecharam com alta de 0,77% e os papéis negociados a R$ 6,52.
Leia também
A alta acontece após a Fitch reafirmar o rating da companhia em BB, com perspectiva estável. De acordo com comunicado da agência, a avaliação reflete os níveis baixos da dívida da empresa, em termos absolutos e relativos, seu perfil de amortização de dívida gerenciável, e também considera a transição da melhora operacional de suas operações de aço no Brasil.
“A Fitch Ratings afirmou, hoje, os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’ e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (Usiminas)“, diz trecho da análise.
Publicidade
Além disso, a companhia também projetou EBITDA médio de BRL2,5 bilhões (USD500 milhões), com dívida total de BRL6,2 bilhões (USD 1,2 bilhão), para os próximos três anos, o que representaria alavancagem bruta de 2,4 vezes.
A Fitch finaliza afirmando que a eficiência de energia e o fim de gargalos podem permitir um aumento na capacidade utilizada. O ambiente para o aço enfraquece no Brasil, mas a reabertura chinesa puxou para cima preços do minério de ferro, aponta ainda.
Colaborou: Vitória Tedeschi.