Mercado

Abertura de Mercado: Futuros de NY operam no campo positivo e sinal negativo prevalece na Europa

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Futuros de NY operam no campo positivo e sinal negativo prevalece na Europa
(Foto: Rahel Patrasso/Reuters)
  • As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, à medida que investidores comemoraram mais um indicador chinês animador
  • As bolsas europeias reduziram perdas e a de Frankfurt passou a subir nesta manhã de segunda-feira, após o salto do índice de sentimento das empresas da Alemanha a 90,5 pontos em julho, acima do esperado
  • Para a bolsa, no Brasil,os destaques são os balanços das blue chips Vale e da Petrobras

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, à medida que investidores comemoraram mais um indicador chinês animador, mas também continuaram atentos a desavenças entre EUA e China e aos últimos números sobre a disseminação do coronavírus.

Em termos de dados, o lucro de grandes empresas industriais da China deu um salto anual de 11,5% em junho, quase o dobro do ganho de 6% visto em maio e marcando seu maior avanço desde março de 2019.

As bolsas europeias reduziram perdas e a de Frankfurt passou a subir nesta manhã de segunda-feira, após o salto do índice de sentimento das empresas da Alemanha a 90,5 pontos em julho, acima do esperado, enquanto os índices futuros das bolsas de NY avançam à espera do novo pacote de estímulo de US$ 1 trilhão que o partido Republicano deve entregar hoje ao Congresso dos Estados Unidos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas, os ganhos são limitados pelas tensões entre Estados Unidos e China e a disseminação do Coronavírus, que apoiam as preocupações com a retomada da economia global e dão suporte à demanda por ouro, enquanto o dólar segue fraco.

A semana também é marcada por uma agenda forte de indicadores e balanços de companhias no 2T20. Os destaques nos próximos dias são os resultados da primeira leitura do PIB norte americano, da Alemanha e da Zona do Euro, a decisão de juros do Federal Reserve além de uma série de balanços, incluindo Amazon, Facebook, Apple e Boeing. O Fed projeta queda trimestral anualizada de 36,5% para o PIB americano e redução de 10% para o europeu, mas
neste caso em comparação ao trimestre anterior.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em baixa. No Brasil, ficam no radar os próximos indicadores fiscais do governo e a taxa de desemprego, medida pelo CAGED, além do IGP-di de julho.

Para a bolsa, os destaques são os balanços das blue chips Vale e da Petrobras, além de bancos como Bradesco e Santander, que devem movimentar os pregões. Na pauta política, a comissão mista da reforma tributária deve ser retomada na quinta-feira.

Agenda econômica 27/07

Brasil: Os números de geração de emprego do CAGED de junho (terça-feira) e da Pnad Continua de junho (quarta-feira) estão na agenda local desta semana, que traz ainda nota do setor externo do BC (terça-feira), IGPM de julho, sondagem de serviços e governo central de junho (quinta-feira) e setor público consolidado (sexta-feira).

Alguns destaques da temporada de balanços ao longo da semana são Carrefour (hoje), Cielo e CSN (amanhã), Vale (quarta-feira), Ambev, Bradesco, Usiminas e Petrobras (quinta-feira) e Gol (sexta-feira). No Congresso começam as discussões da reforma tributária.

Publicidade

EUA: Destaque para o anuncio de decisão de política monetária na quarta-feira e do PIB americano do 2T20 na quinta-feira. O governo dos EUA deve anunciar hoje um pacote trilionário para combater a crise econômica trazida pela pandemia do Coronavirus.

Europa: Destaque para o PIB da Alemanha na quinta-feira e para o PIB da Zona do Euro na sexta-feira ambos do 2T20. Na temporada de balanços dos EUA e Europa são esperados os resultados da Pfizer e Carrefour (terça-feira); Rio Tinto, Deutsche Bank, Boeing e Facebook (quarta-feira); Amazon, Apple, Alphabet e Ford (quinta- feira) além da Chevron, Exxomobil (sexta-feira).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos