- Quem deseja obter dados mais detalhados sobre a restituição deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e escolher a opção "Meu Imposto de Renda"
- O 5º lote da restituição do Imposto de Renda 2023 será pago na sexta-feira (29)
- Mais de 1,2 milhão de contribuintes terão acesso ao valor total de R$ 1,9 bilhão
O 5º lote da restituição do Imposto de Renda 2023 será pago na sexta-feira (29). Mais de 1,2 milhão de contribuintes terão acesso ao valor total de R$ 1,9 bilhão. A consulta ao lote já pode ser feita pela página oficial da Receita Federal, informando o número do CPF, a data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Leia também
No entanto, quem deseja obter dados mais detalhados sobre a restituição deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e escolher a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, que aparece na aba lateral da plataforma.
Para saber o valor da restituição do Imposto de Renda, é necessário ir em “Processamento” e clicar em Extrato do Processamento”. Nesse momento, o sistema vai exigir que o contribuinte escolha o ano correspondente à declaração. Por fim, o dinheiro enviado ao banco poderá ser obtido no demonstrativo do quadro “Resultado Final”. No espaço, o valor aparece acrescido de juros, de acordo com o número do lote.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que a restituição é atualizada pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. No 5º lote, por exemplo, a correção será de 4,28%.
O pagamento do valor é realizado na conta bancária informada na própria declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se o crédito não for realizado por algum motivo, o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, será possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, neste site ou na Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso esse prazo de um ano seja ultrapassado, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, por fim, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.