A terça-feira (3) traz como destaques a produção industrial brasileira de agosto e o relatório de abertura de vagas nos Estados Unidos, chamado de Jolts, além de discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de Atlanta, Raphael Bostic.
Leia também
Os ganhos são limitados nos futuros de Nova York nesta manhã, enquanto a maioria das bolsas europeias recua em meio aos sinais de fraqueza das economias da região e à alta persistente dos rendimentos dos Treasuries, que pressionam as curvas de juros na Europa.
O retorno da T-note de 10 anos ultrapassou mais cedo a marca de 4,7% pelo segundo dia seguido, voltando ao maior nível desde outubro de 2007, diante da perspectiva de que os juros americanos fiquem em patamares elevados por um longo período.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na esteira dos Treasuries, o rendimento do Bund alemão de 10 anos também avança nesta manhã. A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atingiu 6,4% em agosto, de 5,9% de julho.
No Brasil
A falta de tração no exterior deve influenciar os negócios locais em meio às preocupações com o risco fiscal. O avanço dos rendimentos dos Treasuries, do Dollar Index (DXY) e do dólar ante várias moedas ligadas a commodities pode exercer pressão aqui ante o real e na curva de juros.
O mercado aguarda ainda uma melhora da produção industrial em agosto, com alta de 0,5%, na margem, após recuo de 0,6% em julho. O dado, porém, pode ter efeito limitado nos juros e na percepção de que o Banco Central irá seguir na toada de cortes de 50 pontos-base da Selic nas próximas reuniões, como repetiu o presidente do órgão, Roberto Campos Neto .
“A gente entende que o meio por cento é um ritmo apropriado dadas as condições”, reforçou ao programa da TV Globo “Conversa com Bial”, exibido nesta madrugada. Segundo ele, a inflação “está indo para o caminho correto”. O presidente do BC explicou o que são os núcleos de inflação e a importância dessa medida para se saber a tendência estrutural dos preços.
Agenda
A agenda desta terça-feira traz a divulgação dos dados da produção industrial brasileira de agosto (9h). O Tesouro faz leilão de NTN-B e LFT (11h).
No exterior, destaque para o indicador relatório de abertura de vagas nos Estados Unidos, chamado de Jolts (11h). O Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, fala sobre perspectiva econômica (9h). O API divulga os estoques de petróleo (17h30).
Publicidade