A sessão desta quarta-feira é de cautela por parte dos investidores, após a inflação ao produtor (PPI) mais forte que o esperado nos EUA se contrapor à sinalização de dirigentes do FED, de que o ciclo de aperto monetário já acabou. A leitura fez crescer a expectativa em relação ao CPI (inflação ao consumidor), que será divulgado amanhã quando os mercados no Brasil estarão fechados por conta de feriado.
Leia também
Além disso, os mercados também operam em compasso de espera pela ata de reunião do banco central americano, que sairá nesta tarde, e que pode oferecer indicações sobre o quão preocupados estavam os dirigentes do FED em relação ao risco de aperto excessivo. Neste ambiente, as bolsas da Europa encerraram o dia exibindo sinais mistos, enquanto a maioria dos índices de Nova York operavam em baixa no início da tarde, com exceção apenas ao Nasdaq, apesar da nova queda dos Treasuries de longo prazo.
No Brasil, nem mesmo o IPCA de setembro, menor que o esperado, foi suficiente para sustentar um movimento positivo no Ibovespa. Às 13h50, o índice acompanhava a deterioração das bolsas americanas e caia 0,24% aos 116.462 pontos, com dólar operando estável frente ao real, cotado a R$ 5,06. Já nos juros, o movimento era de alta em todos os vencimentos ao longo da curva a termo, ofuscando o resultado do IPCA.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.