Publicidade

Tempo Real

Petrobras (PETR4) oferece 1% de aumento real a petroleiros; sindicatos indicam rejeição

Trabalhadores reivindicam 3,8% de reposição salarial e equiparação entre tabelas da Petrobras e das subsidiárias

Petrobras (PETR4) oferece 1% de aumento real a petroleiros; sindicatos indicam rejeição
Edifício sede da Petrobras. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
O que este conteúdo fez por você?
  • Petrobras (PETR4) e trabalhadores continuam sem chegar a um acordo sobre os reajustes salariais para este ano. A estatal informou que a nova proposta deve oferecer 1% de ganhos reais, contra os 3% pedidos pela categoria.
  • A companhia prorrogou pela segunda vez o prazo para o fechamento do acordo coletivo, para que os sindicatos realizem assembleias ao longo das próximas semanas.
  • O indicativo dos sindicatos para as assembleias, porém, é de rejeição da segunda contraproposta apresentada pela empresa.

A Petrobras (PETR4) prorrogou pela segunda vez o prazo para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano (ACT 2023), para que as entidades sindicais que representam os empregados realizem assembleias ao longo das próximas semanas, informou a estatal ao Broadcast. O indicativo dos sindicatos para as assembleias é de rejeição da segunda contraproposta apresentada pela empresa, que oferece ganho real de 1%, já antecipado, contra os 3% pedidos pela categoria.

A Petrobras informou ao Broadcast que apresentou nova proposta de ACT, que prevê reposição do IPCA (4,66%) dos 12 meses (setembro de 2022 e agosto de 2023), além de 1% de ganho real para os trabalhadores. Segundo a companhia, a proposta contempla, entre outros avanços, melhorias no exame periódico dos empregados, em benefícios educacionais, e as concessões de licença maternidade por 120 dias às mães não gestantes, licença paternidade de até 30 dias consecutivos e auxílio cuidador para empregados com deficiência.

“A companhia acredita que o diálogo e a boa-fé negocial entre empresa, empregados e seus representantes são o melhor caminho para a construção de relações trabalhistas transparentes, respeitosas e sustentáveis”, disse em nota após ser questionada. “A companhia está focada em valorizar as pessoas, aprimorar o bem-estar no ambiente de trabalho e promover avanços em relação ao último acordo vigente até agosto de 2023, ao mesmo tempo em que preserva a sustentabilidade financeira da Petrobras no longo prazo”, acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Paradas

Os petroleiros reivindicam 3,8% de reposição das perdas passadas e equiparação entre as tabelas salariais da Petrobras e das subsidiárias. Também querem mudanças no plano de saúde e previdência, alterados na gestão anterior, e o cumprimento do termo de compromisso apresentado à Petrobras no início de outubro, cobrando um programa ‘volta pra casa’ para os trabalhadores que foram transferidos compulsoriamente e o tratamento e acompanhamento dos casos mais graves de sofrimento mental, com tratamento psiquiátrico e psicológico custeado integralmente pela empresa.

Para avaliar a contraproposta da Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (Fup) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vão realizar assembleias até o dia 26 de outubro, seguidas de paralisações por segmentos, envolvendo todos os trabalhadores da Petrobras no País, sendo dia 27 no refino e UTEs, (usinas termelétricas); dia 30 nas subsidiárias; 31 nas unidades administrativas; e 1o de novembro no segmento de exploração e produção.

“Em paralelo, será enviado documento conjunto para a Petrobras e subsidiárias, solicitando a prorrogação do ACT, até que seja pactuado um novo acordo”, informou a Fup em nota.

Publicidade

Para o coordenador-geral da entidade, Deyvid Bacelar, “a reconstrução do Sistema Petrobras passa necessariamente pela valorização dos petroleiros e pela humanização das relações de trabalho”, disse em nota, referindo-se ao esvaziamento que começou a ser feito na empresa no governo anterior, que pretendia privatizar a Petrobras e vendeu inúmeros ativos, deslocando e demitindo pessoal, e reduzindo sinergias entre as unidades da companhia.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>