As bolsas da Europa fecharam com ganhos, em meio a uma recuperação do apetite por risco ao longo do pregão, diante da ausência de escalada na guerra em Gaza, e após novos indicativos de que a economia dos EUA pode ter chegado ao fim do aperto monetário.
Leia também
Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,41%, aos 7.630,63 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,34%, aos 15.237,99 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 0,27%, aos 7.022,19 pontos; em Milão o FTSE MIB teve ganhos de 0,55%, aos 28.391,60 pontos; em Madri, o Ibex 35 subiu 0,63%, aos 9.291,10 pontos; e, em Lisboa, o PSI 20 teve alta de 1,21%, aos 6.116,56 pontos.
As cotações são preliminares. O analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson, aponta que, pela manhã, as bolsas operaram mistas, mas o sentimento de risco melhorou levemente, conforme investidores reagiam à ausência de uma escalada de tensões durante o fim de semana e nessa segunda-feira (16), “embora possamos ter a certeza de que os investidores estão atentos aos acontecimentos no Oriente Médio”, disse.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A atividade industrial dos Estados Unidos também deu impulso extra às bolsas europeias, visto que o dado de hoje veio mais atenuado do que o imaginado, o que parece ter sustentado a teoria de investidores de que a taxa de juros americana está no pico, ou que ao menos não haverá elevação nas próximas reuniões de política monetária do Federal Reserve (Fed) deste ano.
Hoje, as ações da petroleira Shell atingiram patamar recorde, com alta de 1,08% na bolsa de Amsterdã, depois de o CEO da companhia ter anunciado que pretende direcionar mais investimentos às operações de petróleo e gás. Porém, as ações da BP não conseguiram se aproveitar do bom momento do setor e avançaram menos, tendo ganho de 0,42%, com investidores cautelosos enquanto a empresa continua à procura de um novo CEO após a saída de Bernard Looney, afirma o CMC Markets.
Na bolsa de Milão, os papéis da Telecom Italia despencaram 6,09%, após ela receber proposta do fundo americano KKR para comprar seu negócio de rede fixa NetCo. O teor da proposta não foi divulgado pela companhia italiana. Já em Paris, a Casino, controladora do grupo GPA no Brasil, teve dia no vermelho e recuou 1,58% depois de fechar um acordo preliminar para vender participação no colombiano Grupo Éxito, por um total de US$ 556 milhões.