A divulgação das prévias de vendas do terceiro trimestre de 2023 do Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) foram fracas, mas dentro do esperado, avaliou a XP Investimentos. As vendas totalizaram R$ 28,2 bilhões no período, uma queda de 3,9% em relação a mesma etapa de 2022, de acordo com dados preliminares divulgados ontem.
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O consolidado das vendas nas mesmas lojas (SSS), que considera as lojas abertas há mais de um ano, recuou 4%, sem considerar os postos de gasolina. “A companhia destacou que a performance foi negativamente impactada pela deflação alimentar, menores volumes de vendas e fortes bases de comparação, enquanto a migração de sistemas do BIG foram um ofensor”, disse a XP.
A corretora ainda destacou que a expansão orgânica do Atacadão em 2023 foi entregue, com abertura de 15 lojas, e a companhia espera abrir mais quatro unidades Sam’s Club neste ano. Por isso, manteve a recomendação neutra para a companhia, com preço-alvo de R$ 13.
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Na bandeira Carrefour, a XP destaca que as vendas brutas foram impactadas pela redução da área de vendas (-17%) por conta da conversão das lojas em Atacadão. Outro impacto negativo foi o processo de migração dos sistemas em loja, que comprometeram a performance do Grupo BIG.
A bandeira Sam’s Club teve o maior SSS dentro do grupo, com avanço de 2% ao ano, devido ao maior número de membros (+10%) e às estratégias da empresa em atrair novos consumidores. A carteira de crédito do Banco Carrefour cresceu 26% e as receitas tiveram alta de 14%, muito por conta das lojas convertidas e lançamento do cartão Sam’s.
A avaliação do Bradesco BBI sobre as prévias do Carrefour foi de que a queda também estava dentro do esperado, mas, na visão do Citi, as prévias foram 3% abaixo do projetado.