O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (31), na véspera de decisão de juros do Comitê de Política Monetária (Copom). A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 0,54%, aos 113.143,67 pontos, após oscilar entre máxima a 113.597,32 pontos e mínima a 112.098,12 pontos.
Leia também
No dia, investidores monitoraram a possibilidade de o governo chinês fazer novos estímulos à economia do país, após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China recuar de 50,2 em setembro para 49,5 em outubro. As ações da Vale (VALE3), de maior peso para a composição da carteira do Ibovespa, fecharam em alta acima de 1%, enquanto CSN (CSNA3) subiu mais de 2%.
Nesta terça, também foi divulgado o PMI dos Estados Unidos, medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) de Chicago. O indicador recuou entre setembro e outubro, de 44,1 para 44. Na sessão, as Bolsas de Nova York fecharam no campo positivo, com S&P 500 em maior alta, de 0,65%, enquanto Nasdaq e Dow Jones avançaram 0,48% e 0,38%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Investidores agora alinham expectativas para a decisão do Federal Reserve (Fed) na quarta-feira (1). No mesmo dia, o Copom também se reunirá para decidir os rumos dos juros no Brasil. Em relação ao contexto nacional, Roberto Simioni, economista-chefe da Blue3 Investimentos, espera mais um corte da Selic.
“Acredito em uma queda de 0,5 ponto percentual e uma ata mais conservadora, principalmente por causa do conflito entre Israel e Hamas e da insegurança quanto ao compromisso fiscal que ficou expressa após a fala do presidente Lula na últimas semanas”, afirmou.
Na Bolsa brasileira, as ações da Gol (GOLL4) lideraram os ganhos do Ibovespa. Na segunda-feira (30), a companhia anunciou como será sua malha aérea para a alta temporada de verão no Brasil. Em janeiro de 2024, a companhia promete ofertar 20.833 mil operações, disponibilizando aproximadamente quatro milhões de assentos em 32 novos mercados.
Os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3) também ficaram entre os principais destaques positivos do dia, após a companhia divulgar seu balanço do terceiro trimestre de 2023. Apesar de ter registrado prejuízo líquido consolidado de R$ 1,295 bilhão no período, as vendas nas mesmas lojas (Same Store Sales) — estabelecimentos já existentes no período anterior — subiram 7,2% na comparação anual.
Publicidade
Na ponta contrária, as ações da Braskem (BRKM5) registraram a maior baixa da sessão, estendendo as perdas da véspera, quando caíram na esteira da publicação do relatório de produção e vendas da petroquímica. No terceiro trimestre de 2023, as vendas dos principais produtos químicos da empresa no mercado brasileiro cederam 21% na comparação com igual período de 2022.
Na segunda-feira (30), o Ibovespa encerrou em queda de 0,68%, aos 112.531,52 pontos, o menor nível de fechamento desde 1º de junho.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade