Além disso, declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, sobretudo, e de outros dirigentes estiveram sob avaliação.
No fim da tarde em Nova York, o juro da T-note de 2 anos subia a 5,037%, o juro da T-note de 10 anos avançava a 4,630% e o do T-bond de 30 anos tinha alta a 4,771%.
Os retornos dos bônus chegaram a cair levemente nas primeiras horas do dia, após quadro misto na sessão anterior. Entre dirigentes do Fed, o presidente da distrital de Chicago, Austan Goolsbee, disse que é preciso monitorar riscos de se apertar em demasia a política monetária, para não desacelerar a economia além do necessário para conter a inflação.
Os juros ganharam algum fôlego após os pedidos de auxílio-desemprego dos EUA na semana recuarem um pouco abaixo do esperado pelo mercado. Foram registradas máximas, em meio a declarações da presidente interina do Fed de St. Louis, Kathleen Paese, que não descartou nova alta de juros, se necessário, e considerou que a política monetária ainda não está apertada em demasia.
Houve ainda maior foco para um leilão hoje. O Tesouro americano informou que um leilão de US$ 24 bilhões em T-bonds de 30 anos registrou juro de 4,769%, com demanda abaixo da média recente. Após a notícia, o juro da T-note de 2 anos ganhou fôlego e superou 5%, para depois chegar a ajustar o movimento.
Mais para o fim da tarde, Powell disse que o Fed ainda não tem claro se a política monetária está em nível restritivo o suficiente para garantir o retorno da inflação à meta de 2%. Ele ressaltou que o BC americano age com cautela, para evitar aperto excessivo, mas também disse que, caso necessário, haverá mais altas nos juros para garantir inflação na meta. Em meio às declarações de Powell, os retornos dos Treasuries retomaram impulso.
Ex-dirigente do Fed, Richard Clarida projetou mais cedo que o BC deve manter juros em dezembro, e sinalizar o fim do ciclo de aperto monetário. Ainda segundo ele, atualmente diretor-gerente da Pimco, a demanda por Treasuries não tem acompanhado a escala das emissões.