A poupança é um dos investimentos com a menor rentabilidade no mercado. No entanto, ela apresenta algumas facilidades na hora de aplicar, como a possibilidade de sacar os valores a qualquer momento e a isenção de Imposto de Renda.
Leia também
Até por isso a caderneta de poupança ainda é o investimento com maior adesão dos brasileiros, com 26% da população escolhendo essa aplicação, de acordo com o Raio X da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) de 2023.
Caso um investidor decidisse aplicar R$ 200 mil na poupança durante 12 meses e não realizasse mais nenhum depósito, este dinheiro renderia R$ 12.335,56 para ele.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outro fator que pode atrair ou afastar o investidor dessa aplicação é que a poupança é o investimento mais previsível possível, considerando que o rendimento é determinado por regras específicas previstas na lei 8.177 de 1991.
Quando a taxa básica de juros do País, a Selic, se encontra em patamar igual ou inferior a 8,5% ao ano, o retorno da poupança é de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Acima desse limite, a caderneta rende 0,5% ao mês, o que equivale a 6,17% ao ano, mais a TR.