• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

O Ibovespa vai bater recorde de 130 mil pontos? A análise gráfica responde

Gráficos mostram Ibov acima da média; analistas esperam correção, mas veem espaço para superar a alta histórica

Por Luíza Lanza

21/11/2023 | 3:00 Atualização: 21/11/2023 | 7:49

Análise gráfica mostra Ibov acima da média, na direção de recorde histórico. (Foto: Pixabay)
Análise gráfica mostra Ibov acima da média, na direção de recorde histórico. (Foto: Pixabay)

O Ibovespa disparou. O índice de referência da Bolsa de Valores brasileira encerrou esta segunda-feira (20) aos 125.957,06 pontos, no maior patamar de fechamento desde julho de 2021 – desde o início de novembro, mês que iniciou aos 113 mil pontos, já são 11,32% de valorização. Agora, investidores começam a sonhar em superar o recorde histórico de 130.766 pontos alcançado em 07 de junho de 2021.

Leia mais:
  • UBS: onde estão as oportunidades para investir em 2024?
  • Itaú BBA se mostra otimista com o Ibovespa em 2024; veja projeção
  • XP prevê fechamento do Ibovespa em 2024, que é puxado pela Petrobras (PETR4)
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também: O que é o Ibovespa? Saiba como o índice funciona

Olhando sob o ponto de vista da análise gráfica, é bem possível que isso aconteça ainda em 2023. Também conhecida como análise técnica, esse método de estudo tenta identificar padrões de comportamento no mercado para detectar tendências de preços. Saiba mais detalhes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A análise gráfica indica um forte fluxo comprador na Bolsa nos últimos dias e semanas, principalmente depois que dados negativos nos Estados Unidos em relação à força da economia forçaram a possibilidade dos juros não precisarem subir mais”, explica Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos.

No último dia 14, o CPI, siga em inglês para o índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos, ficou estável (0,0%) em outubro ante setembro, abaixo das expectativas. O alívio na inflação por lá gerou uma onda de otimismo nos mercados globais, reforçando a expectativa de que o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, possa encerrar o ciclo de alta na taxa de juros por lá. Naquele dia, o Ibov saltou 2,29% – e desde então não parou mais.

“Vários indicadores técnicos mostram que o preço já está muito esticado e está na hora de retornar à média, um movimento de correção que costuma acontecer com todos os preços que se distanciam da média. Só que o índice não para de subir”, destaca Cohen.

Com o índice relativamente acima do seu último patamar de suporte, de 120 mil pontos, a análise indica que o Ibovespa está buscando seu nível histórico de 130 mil pontos. “É perfeitamente possível sonhar com os 130 mil pontos ainda em 2023. Por mais esticado que esteja, são mais 5 mil pontos dentro dos 125 mil; 5% de alta não é nada de surreal contando que temos um mês e meio para o ano encerrar”, diz o fundador da Escola de Investimentos.

Publicidade

Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, destaca que o último trimestre do ano já é uma época de sazonalidade positiva, o que o mercado costuma chamar de “rali de fim de ano” ou “rali de Natal“. Somado às notícias mais positivas do ponto de vista macroeconômico do cenário externo e interno, com sinalizações do governo em direção à meta de déficit fiscal zero em 2024, o caminho parece bem pavimentado para novas altas.

“Enquanto o Ibovespa estiver em tendência de alta pelo gráfico diário, podemos testar e quiçá, superar a região dos 130 mil pontos. O mercado é dinâmico e a direção pode mudar a qualquer momento”, diz.

Espaço para correções naturais

Ainda que o Ibovespa esteja em uma trajetória acelerada de alta há alguns pregões e que analistas vejam espaço para a continuidade desse movimento, possíveis correções também devem acontecer. Na análise gráfica, predomina um entendimento de que nenhum ativo sobe em linha reta, mas sim a partir de uma variação de altas e baixas.

“A análise técnica preconiza que há alternância de direção entre impulso e correção, altas e baixas. Portanto, antes de apresentar novas altas, não seria descartável a hipóteses de o Ibov apresentar algum movimento corretivo, que pode ser agudo (quedas bruscas) ou lateral (sequência de dias com oscilação dentro de um range de preços)”, explica Petrokas, da Quantzed.

Dado que o Ibovespa acumula uma sequência significativa de valorização, uma pausa nesse movimento seria vista como algo natural. O que não significa, no entanto, que alguns pregões de queda sejam o fim do momento positivo da Bolsa brasileira.

Publicidade

Ao menos, este não é o cenário no radar dos analistas.

Gilberto Coelho, analista técnico da XP, destaca que, no geral, altas como esta recente do Ibov são seguidas de movimentos de correção, que tentam levar o índice na direção da média dos últimos 21 dias – que hoje seria algo perto dos 118 mil pontos.

“Se começasse hoje um movimento destes, o índice poderia chegar perto dos 120 mil pontos. É uma correção que pode acontecer, não necessariamente vai acontecer”, explica. “Não vejo o mercado caindo abaixo disso, a não ser que venham notícias muito fora da curva no curto prazo, algo que não deve acontecer.”

A projeção da XP para o Ibovespa ao final de 2023 era de 128 mil pontos; bem perto do atual patamar. Mas Coelho não descarta a possibilidade de o índice superar o recorde histórico de 130 mil pontos ainda neste ano. Com a expectativa positiva para o médio e longo prazo, o analista começa a trabalhar com a possibilidade de o Ibov bater a casa dos 150 mil pontos no final do ano que vem.

Publicidade

O Itaú BBA também se mostra otimista com o Ibovespa em 2024; veja a projeção.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Análise gráfica
  • Análise técnica
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
Cotações
19/05/2026 23h00 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2026 23h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 2

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 3

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 4

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 5

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO
Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO

Juros dos títulos públicos americanos dispararam na sessão, com incertezas sobre guerra e impactos na inflação

19/05/2026 | 18h46 | Por Beatriz Rocha
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO
Mercado
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO

Egan afirmou assumir a presidência da B3 com “grande senso de compromisso” e prometeu reforçar a agenda de inovação, tecnologia, proximidade com clientes e expansão de produtos

19/05/2026 | 14h43 | Por Igor Markevich
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado
Mercado
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado

Os analistas avaliaram o posicionamento recomendado em sua cobertura de mineração, siderurgia, papel e celulose e bens de capital

19/05/2026 | 12h46 | Por Luísa Laval
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas
Mercado
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas

Banco manteve recomendação neutra para os papéis da companhia, com preço-alvo de US$ 23, um potencial de valorização de 33% frente ao último fechamento

19/05/2026 | 11h35 | Por Luísa Laval

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador