Após dois pregões seguidos de alta, o Ibovespa abriu em queda ante fraqueza em Nova York, na volta do feriado de Ações de Graças, e ante dúvidas fiscais no mercado local. Às 10h24, o índice caía 0,66%, aos 125.740,59 pontos, abandonando a marca dos 126 mil pontos.
Leia também
Em dia de agenda esvaziada e expectativa de liquidez baixa, os investidores acompanham a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo, após o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à desoneração da folha de pagamento de 17 setores.
O ministro disse que se o veto de Lula ao projeto de desoneração for barrado no Congresso, quem perderá será a economia. Haddad disse não acreditar que a tensão entre o Legislativo e o Judiciário travará votações importantes no Congresso.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apenas cinco ações sobem na sessão, entre os destaques estão as empresas BRF (BRFS3), CSN Mineração (CMIN3) e Tim (TIM3).
Ao mesmo tempo, o mercado avalia o Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras (PETR3;PETR4), fazendo dos papéis recuarem 0,71% e 0,60%, respectivamente, ao acompanhar também a desvalorização do petróleo. Além disso, o setor de grandes bancos cai.
Enquanto isso, a Vale (VALE3), de maior peso para o Ibovespa, cede 0,23% em contramão ao fechamento do minério de ferro que, por sua vez, subiu 0,61% em Dalian, na China.
Segundo o Broadcast, o principal indicador da B3 caminha para uma quinta semana seguida de valorização. Nesta quinta-feira (23), o índice fechou com elevação de 0,43%, aos 126.575,75 pontos e acumulava variação positiva semanal de 1,44%.
Publicidade
* Com informações do Broadcast