O Ibovespa opera em leve alta, de 0,050%, aos 126.980,14 pontos na abertura do pregão desta terça-feira (12). Os principais direcionadores do índice hoje são os dados de inflação dos EUA (CPI) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O IPCA veio levemente abaixo do esperado para novembro, com uma alta de 0,28%%, enquanto a expectativa era de um avanço de 0,29%. Com isso, no ano, a inflação acumulada é de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%.
Após a divulgação da inflação brasileira, os investidores ficam à espera dos dados do CPI nos Estados Unidos, que serão divulgados às 10h30. Um valor em linha com o esperado ou até mais baixo pode reforçar a ideia de cortes nos juros estadunidenses em 2024.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nessa linha, os investidores também aumentam suas expectativas pela próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), que acontecerá na quarta-feira (13). Nela, será definida a política monetária do país pela última vez em 2023.
O mesmo acontecerá no Brasil, com o Comitê de Política Monetária (Copom), e em diversos bancos centrais ao redor do globo, chamando todas as atenções para o patamar dos juros.
O cenário fiscal brasileiro também está no radar dos investidores. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, indicou que o Governo foi surpreendido em “inúmeros aspectos” com o relatório do projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentado pelo deputado Danilo Forte (União-CE).