O IPCA veio levemente abaixo do esperado para novembro, com uma alta de 0,28%%, enquanto a expectativa era de um avanço de 0,29%. Com isso, no ano, a inflação acumulada é de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%.
Após a divulgação da inflação brasileira, os investidores ficam à espera dos dados do CPI nos Estados Unidos, que serão divulgados às 10h30. Um valor em linha com o esperado ou até mais baixo pode reforçar a ideia de cortes nos juros estadunidenses em 2024.
Nessa linha, os investidores também aumentam suas expectativas pela próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), que acontecerá na quarta-feira (13). Nela, será definida a política monetária do país pela última vez em 2023.
O mesmo acontecerá no Brasil, com o Comitê de Política Monetária (Copom), e em diversos bancos centrais ao redor do globo, chamando todas as atenções para o patamar dos juros.
O cenário fiscal brasileiro também está no radar dos investidores. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, indicou que o Governo foi surpreendido em “inúmeros aspectos” com o relatório do projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentado pelo deputado Danilo Forte (União-CE).