Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Ásia: nem decisão de juros nos EUA segura queda nos mercados; veja o que preocupa o investidor

Banco central dos Estados Unidos manteve os juros entre 5,25% e 5,50% ao ano, mas sinalizou cortes em 2024

Bolsas da Ásia: nem decisão de juros nos EUA segura queda nos mercados; veja o que preocupa o investidor
Foto: Reuters/Aly Song

Os mercados acionários da Ásia compartilharam apenas em parte a animação global com o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de quarta-feira (13), após os Estados Unidos manterem juros entre 5,25% e 5,50% ao ano, mas sinalizar cortes em 2024. Houve nesta quinta-feira (14) perdas em Xangai e também em Tóquio, mas a Bolsa de Seul subiu mais de 1% e outras também avançavam, em quadro misto no continente.

A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,33%, em 2.958,99 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,55%, a 1.919,91 pontos. Xangai chegou a mostrar mais força no começo do pregão, na esteira do Fed, porém o impulso não perdurou, com sentimento sobre a China ainda negativo, após uma conferência econômica recente ter desapontado investidores, que aguardavam mais estímulos oficiais.

Entre ações em foco, as ligadas a bebidas recuaram pela segunda sessão seguida, com Shanxi Xinghuacun Fen Wine Factory em queda de 2,6% e Kweichow Moutai, de 1,45%. Já produtoras de carvão subiram, com Shanxi Lanhua Sci-Tech Venture em alta de 0,6% e Pingdingshan Tianan Coal Mining, de 1,2%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,73%, para 32.686,25 pontos. A força do iene pressionou ações de exportadoras do Japão, entre elas montadoras. O Nikkei também chegou a subir, mas inverteu o sinal no meio da manhã local, diante do movimento no câmbio.

Investidores avaliavam mudanças no gabinete de governo do país, com a saída do ministro da Indústria e do chefe de gabinete. Mitsubishi Motors, Mazda, Nissan, Subaru e Honda caíram 6,8%, 5,9%, 5,5%, 5,2% e 5,0%, respectivamente.

Já em Seul, o índice Kospi avançou 1,34%, a 2.544,18 pontos. Ações de fabricantes de baterias, microchips e do setor de internet estiveram entre os destaques, com o apetite por risco apoiado pelo Fed. Kakao Corp. subiu 6,7% e Kakaopay, 5,9%.LG Energy Solution teve ganho de 3,1% e SK Hynix, de 4,2%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou ganho de 1,07%, para 16.402,19 pontos. Em Taiwan, o Taiex subiu 1,05%, a 17.653,11 pontos.

Publicidade

Na Oceania, em Sydney o S&P/ASX 200 fechou em alta de 1,65%, em 7.377,90 pontos. O mercado australiano teve ganhos disseminados, com apoio do Fed. Ações do setor imobiliário estiveram entre os destaques e fornecedoras de software e produtoras de ouro, lítio e minério de ferro também subiram.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
Este hábito parece simples, mas pode estar levando o consumo da sua geladeira às alturas
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
>