Publicidade

Tempo Real

Braskem (BRKM5) despenca em dia de abertura da CPI

Desastre ambiental em Maceió (AL) foi causado pela exploração de sal-gema por parte da empresa

Braskem (BRKM5) despenca em dia de abertura da CPI
Braskem (BRKM5) (Foto: Daniel Teixeira / Estadão)

As ações da Braskem (BRKM5) abriram o pregão desta quarta-feira em forte queda, na esteira da abertura da comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar o desastre ambiental em Maceió (AL) causado pela exploração de sal-gema por parte da empresa.

Às 10h27, os papéis da companhia petroquímica caíam 1,31%, valendo R$ 16,55. O senador Otto Alencar (PSD-BA), que presidiu a primeira sessão por ser o indicado mais antigo, confirmou a informação de instauração da CPI hoje, informou o Broadcast.

Segundo Alencar, o presidente do colegiado será escolhido assim que a CPI da Braskem for instalada. O senador Omar Aziz (PSD-AM) é o principal nome citado para ser o presidente da comissão. A relatoria pode ficar com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do pedido de abertura da CPI.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na última terça-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no Planalto o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL). Dantas e Renan são do mesmo grupo político, rival do bloco de Lira e JHC.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que também participou do encontro, afirmou que Lula quer estabelecer uma governança da situação e liderar reuniões para solucionar o episódio sob o ponto de vista da autonomia da população local e da responsabilização da empresa Braskem.

“O que Lula fez foi um apelo para que a centralidade do debate não seja na política nem em eventual acordo financeiro com estado e município, mas que a centralidade seja no interesse da população”, comentou.

O ministro reiterou que o rompimento parcial da mina “não necessariamente é problema federal”, mas que Lula entrou no debate por ser um líder político. “Não discutimos nenhuma iniciativa concreta, não foi objeto de reunião. A reunião não foi para discutir o processo A, B ou C ou a CPI.”

Publicidade

Com informações do Broadcast

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>