Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Semana começa com expectativa sobre a reforma tributária

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Semana começa com expectativa sobre a reforma tributária
Investidor caminha pela Bolsa de Valores de São Paulo, onde investem em small caps e blue chips (Foto: Werther Santana/Estadão)
O que este conteúdo fez por você?
  • No exterior, os mercados mostram bom humor neste início de semana na esperança de um pacote fiscal nos EUA, com bolsas em alta firme no mercado futuro de NY
  • Na Europa, as bolsas sobem mais de 1%, após perdas significativas na semana passada diante do temor de uma nova onda de covid-19 na região
  • No Brasil, a semana tem início com a expectativa de que novos passos sejam dados para que a proposta do governo para a reforma tributária chegue ao Congresso

No exterior, os mercados mostram bom humor neste início de semana na esperança de um pacote fiscal nos EUA, com bolsas em alta firme no mercado futuro de NY. Ontem, inclusive, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, disse haver chance de um acordo com o governo.

Na Europa, as bolsas sobem mais de 1%, após perdas significativas na semana passada diante do temor de uma nova onda de covid-19 na região. Ajuda no tom otimista a notícia de que o lucro industrial da China segue crescendo em ritmo forte.

No Brasil, a semana tem início com a expectativa de que novos passos sejam dados para que a proposta do governo para a reforma tributária chegue ao Congresso. No sábado, aliás, o ministro da economia, Paulo Guedes, e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, se reuniram para discutir ajustes na proposta que o governo pretende encaminhar ao Congresso nos próximos dias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao longo da semana, os investidores devem monitorar também a corrida presidencial americana que, às vésperas do primeiro debate eleitoral, apresenta o democrata Joe Biden confirmando vantagem nas pesquisas e novas acusações contra Trump.

Outro destaque é o relatório de emprego, Payroll, além da produção industrial e do IGP-M no Brasil. Em relação ao câmbio, a desvalorização do dólar ante as principais rivais, além da maioria das moedas de países emergentes e ligadas a commodities, pode ajudar a aliviar a pressão da moeda americana ante o real.
No foco hoje está o presidente Bolsonaro que almoça com aliados para apresentar o pacto federativo.

Agenda econômica 28/09

Brasil: Os dados de emprego do CAGED e o resultado do governo central, ambos de agosto, além do IGPM de setembro saem nesta terça-feira; a Pnad Contínua junto com o resultado do setor público do mês passado, na quarta-feira; a balança comercial de setembro, na quinta-feira; a produção industrial em agosto, na sexta-feira.

EUA: O primeiro debate presidencial entre Biden e Trump ocorrerá nesta terça-feira. Além disso, o PIB leitura final do 2T20 é esperado na quarta-feira, último dia para um acordo no Congresso americano antes do encerramento do ano fiscal. O relatório de emprego (Payroll) de setembro é esperado na sexta-feira.

China: Os PMIs industrial e de serviços de setembro saem na terça-feira.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>