Faz sentido existir uma cédula que não compra nada? Bom, para colecionadores e turistas, sim. A nota de zero euro surgiu na França em 2015, por Richard Faille. O empresário já atuava desde 1996 no mercado de souvenir em parceria com a Monnaie de Paris, a casa da moeda francesa. Sua ideia era criar uma moeda personalizada que museus, pontos turísticos, monumentos e parques temáticos pudessem oferecer aos seus visitantes e colecionadores.
Leia também
Segundo a Euro Note Souvenir, uma empresa que produz cédulas de zero euro para a Irlanda, Richard Faille firmou acordo com uma casa de impressão renomada que era parceira do Banco Central Europeu (BCE) para desenvolver a nota de euro em forma de souvenir, personalizada e de alta qualidade. A nota de zero euro foi impressa com os mesmos elementos de segurança que uma cédula de euro comum possui: marca d’água, holograma, tinta fluorescente invisível, um número de série individual, entre outros elementos.
Veja também: Brasileiros comemoram renda em euro com aluguel de imóveis em Portugal
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As notas personalizadas se popularizaram e passaram a estar disponíveis também na Alemanha, na Áustria, na Bélgica e em Luxemburgo, Irlanda, Itália, Portugal, Suíça, além de outros países.
Também existe a opção de os estabelecimentos adquirirem uma máquina de venda automática onde turistas e visitantes podem adquirir as notas. “A nota é vendida em uma máquina na recepção, área de saída ou loja de mercadorias de sua atração. O preço é de 2 euros por Euro Souvenir”, diz o site Euro Note Souvenir.
Preço das notas
No entanto, é importante ressaltar que os valores podem variar. No site Euro Note Souvenir, existem diversas opções, é possível comprar, por exemplo, uma do Cristo Redentor por 7,49 euros. Para os cinéfilos, também é possível encontrar uma do Titanic por 5,99 euros e outra do filme Quiet Man (1952), por 6,79 euros.
Também existem notas de personalidades, como a da Princesa Diana, que pode ser adquirida por 7,98 euros, e a do Papa Francisco por 4,99 euros. Na Amazon, a mesma nota da Princesa Diana pode chegar a 19,99 euros, enquanto a do cantor Freddie Mercury também, na cotação atual, cada uma sairia em torno de R$ 106.
Em 2024 o euro vai completar 25 anos. Lançado em 1° de janeiro de 1999, durante os três primeiros anos, tratou-se de uma moeda “invisível”, utilizada apenas para efeitos contabilísticos e para pagamentos eletrônicos. A entrada em circulação das moedas e notas de euro ocorreu no dia 1° de janeiro de 2002 em doze países da União Europeia. Foi “a maior transição para moeda fiduciária da história”, segundo o portal da autoridade do bloco de países do continente.
- Quer cuidar melhor do seu dinheiro em 2024? Especialista revela dicas
Publicidade