A terça-feira é majoritariamente negativa para o mercado externo após o Banco Mundial divulgar relatório de projeções, e em dia de agenda esvaziada. No relatório, o Banco pintou um cenário pouco favorável para o crescimento global desta década e apontou que a política monetárias de países desenvolvidos devem continuar restritivas por mais tempo. Segundo o CME Group, hoje, os investidores reduziram ainda mais suas apostas sobre o corte de juros pelo FED em março.
Leia também
Com isso, após oscilarem pela manhã, os retornos dos Treasuries iniciam a tarde em leve queda, o dólar operou misto frente a outras moedas e as bolsas americanas também apresentam viés de baixa. Já na Europa, o dia também foi negativo, com as bolsas fechando em queda, reagindo à divulgação de dados econômicos mistos, como a queda maior do que o esperado na taxa de desemprego da Zona do Euro e produção industrial na Alemanha.
Já aqui no Brasil, os investidores acompanham o mau humor externo, ignorando a alta do petróleo após queda acentuada na véspera. Além disso os investidores locais diminuem o apetite ao risco devido às incertezas fiscais com a discussão sobre a MP que reonera a folha de pagamento de 17 setores da economia.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com isso, perto das 14h, o Ibovespa cedia 0,73% aos 131.461 pontos e o dólar ante o real apresentava alta de 0,57% cotado aos R$ 4,90. Já nos juros, o movimento era de alta, descolando dos Treasuries americanos.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.