Janeiro é tempo de refazer as promessas, pagar impostos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e se planejar financeiramente para os 12 meses seguintes.
Leia também
Mas para muita gente o início do ano também é período de férias. Quem está em São Paulo, por exemplo, aproveita que o trânsito e o transporte público estão relativamente tranquilos e quer sair por aí para desbravar o que a cidade oferece de melhor. Mas muitas vezes vem aquela pergunta na cabeça: “Consigo me divertir de graça já que boa parte do meu orçamento está comprometido?”.
Se esse é seu caso, seus problemas acabaram. Selecionamos boas atrações gratuitas para curtir neste mês na cidade, para todas as idades. Tem de tudo: exposições sobre personagens icônicos, show e até vivência de ginástica artística. Aproveite!
Atrações gratuitas em São Paulo
14 Bis
Conhecida pelos sucessos “Planeta Sonho” e “Todo Azul do Mar”, o grupo mineiro faz show acústico em que relembra canções marcantes da sua trajetória. No domingo, após o show, haverá conversa com o público.
Publicidade
Caixa Cultural. Pça. da Sé, 111. Sáb. (13), 15h e 17h (duas sessões); dom. (14), 17h. Grátis (ingressos disponíveis uma hora antes de cada show).
Chaves: a exposição
Em homenagem aos 40 anos de exibição da série na TV brasileira, a exposição reúne um acervo exclusivo de figurinos, itens e roteiros originais trazidos do México exclusivamente para o Brasil. A vida e obra do criador do programa humorístico, o escritor Roberto Gómez Bolaños, também é contemplada.
Os fãs do seriado podem ainda “entrar em cena” e conferir mais de 20 cenários emblemáticos reconstruídos especialmente para a mostra. Dentre eles, estão a tradicional Vila do Chaves e a Casa do Seu Madruga. Até mesmo a Sala da Bruxa do 71, presente apenas no imaginário de Chaves, marca presença.
Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca. 10h/20h. Gratuito apenas às terças (retirada de ingressos na bilheteria física no dia da visita).
Essa Nossa Canção
A exposição propõe um mergulho na música brasileira e como ela se relaciona com a língua portuguesa. Há experiências imersivas e sonoras em canções de nomes como Dorival Caymmi e Tom Jobim, além de um filme de Quito Ribeiro e Sérgio Mekler revelando como pessoas comuns se apropriaram das canções favoritas.
Outro destaque de Essa Nossa Canção é uma linha do tempo que mostra como a música foi reproduzida, indo das antigas vitrolas até os iPods. Manuscritos de canções de nomes como Cartola e Marília Mendonça mostram como algumas letras desses artistas foram feitas.
Publicidade
Praça da Luz, s/nº, centro. 9h/16h30. A entrada é gratis apenas aos sábados.
Ginástica artística com Jade Barbosa
Em bate-papo, a atleta relata sua trajetória e faz uma apresentação de ginástica artística com a equipe de base da Academia Yashi de Ginástica Artística. A atividade faz parte da programação do Sesc Verão.
Sesc Pinheiros. Ginásio Ônix – 7º andar. Dom. (21), 15h30.
Mônica 60 anos – Sempre Fui Forte
A exposição busca promover uma imersão na história da personagem que marcou a vida de muitos brasileiros. Composta por 12 salas, a mostra traz a trajetória completa de Mônica, desde sua estreia em 1963 até o momento em que ganhou força no cenário editorial nacional e internacional.
Para o público infantil, há ainda atividades interativas, como um espaço de leitura com os famosos quadrinhos da Turma da Mônica e oficinas de artes. No espaço, os visitantes também podem conhecer os bastidores dos processos de criação das capas dos famosos gibis.
Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37. Terça a domingo, 10h/17h30. Grátis. Até 20/2
Ocupação Machado de Assis
O legado de um dos maiores escritores brasileiros é exposto nesta exposição que conta com documentos, manuscritos, primeiras edições de seus livros e itens de sua biblioteca pessoal.
Publicidade
Av. Paulista, 149. Terça-feira a sábado de 11h às 20h; domingos e feriados de 11h às 19h. Fecha segunda-feira. Até 4/12.
Theatro Municipal
No mês de janeiro, às terças-feiras, as portas do saguão do Theatro Municipal de São Paulo ficam abertas para que o público possa circular no espaço e conhecer sua arquitetura. Com mais de 100 anos de história, a construção é um dos símbolos mais marcantes da capital paulista.
Praça Ramos de Azevedo, s/nº. 16, 23 e 30/1, 10h/17h. Grátis
Colaboração de Beatriz Rocha