O valor atualizado do salário mínimo federal (R$ 1.412) está em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2024 e deverá ser recebido por trabalhadores já no próximo contracheque, em fevereiro.
Leia também
O reajuste anual para 2024, determinado pelo governo, levou em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses anteriores, mais a taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano anterior ao ano vigente (2022).
Com o reajuste, todos os benefícios do governo federal (como Bolsa Família e aposentadoria, por exemplo) são impactados. A atualização desses valores também passou a valer na mesma data que entrou em vigor o novo salário mínimo. A medida foi publicada pelo Decreto 11.864/23, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 59,3 milhões de pessoas têm o salário mínimo como referência de renda. Assim, o reajuste pode significar um incremento de R$ 69,9 bilhões na renda anual do conjunto de todas essas famílias.