A volta dos investidores americanos ao ambiente de negócios, após o feriado no início da semana, vem acompanhada de algum ceticismo. As bolsas operam em queda na Europa e os índices futuros de Nova York também nesta terça-feira (16).
Leia também
Dados econômicos, como o índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha e o salário semanal médio no Reino Unido, relembram que a batalha contra a inflação ainda não foi vencida e que a perspectiva de iminente queda de juros pode estar carregada de um otimismo que não necessariamente encontra amparo na economia real.
O dólar opera em alta ante a maioria das divisas internacionais, enquanto os contratos futuros do petróleo avançam e os preços futuros do minério de ferro registraram novas perdas em Dalian, ao caírem 0,64%, cotados a US$ 130,86 por tonelada.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Este não é o ambiente mais inspirador para a tomada de risco em nosso mercado. O EWZ, principal Exchange Traded Fund (ETF) brasileiro negociado no exterior, caía quase 1% no pré-mercado. Entre os direcionadores locais, as negociações em torno da reoneração da folha de pagamento continuarão atraindo as atenções.
Na noite de segunda-feira (15), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negociaram uma transição para o fim da desoneração da folha de pagamentos que dê tempo de adaptação aos 17 setores atendidos pelo programa, embora ainda sem uma definição sobre o assunto.
Agenda econômica
Brasil: Destaque para a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços de novembro (9h00), que deve avançar 0,5% em novembro, após queda de 0,6% em outubro. Entre os eventos, o Tesouro faz leilão de títulos público federais (11h00) e Haddad participa de evento do Banco do Brasil em Brasília (17h20).
EUA: Destaque para os resultados de Goldman Sachs e Morgan Stanley ainda antes da abertura dos negócios. Durante a sessão, sai o índice de atividade industrial Empire State (10h30) e o diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) Christopher Waller participa de evento (13h00).
Europa: Prossegue o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Mais cedo, o CPI da Alemanha subiu 3,7% em dezembro, de 3,2% de novembro, em linha com o esperado. Enquanto isso, a taxa de desemprego do Reino Unido segue na mínima histórica de 4,2% no trimestre até novembro de 2023, mas o salário semanal médio desacelerou para avanço anual de 6,6% ante o ganho de 7,2% registrado no trimestre até outubro.
Publicidade
China: O Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre, a produção industrial e vendas no varejo de dezembro serão conhecidos nesta madrugada (23h00).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.