Desde o início de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a convocação de 4.351.557 aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março para realizar a prova de vida.
Leia também
O procedimento é realizado todos os anos para comprovar se a pessoa que recebe algum benefício de longa duração está viva e, portanto, deve continuar recebendo.
É importante ressaltar que, quem foi convocado, tem um prazo de 60 dias para provar que está vivo, caso não seja feita a comprovação, o pagamento dos valores poderá ser bloqueado. No entanto, quem precisa fazer a prova de vida?
Publicidade
De acordo com esta matéria do E-Investidor, são as pessoas que se enquadram nos casos em que o próprio órgão não consegue realizar a comprovação por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados.
Isso porque, desde janeiro de 2023, o INSS ficou responsável por realizar a operação, utilizando as bases de dados de órgãos federais, estaduais, municipais e privados para checar se os segurados estão vivos, a partir do cruzamento de informações.
Colaborou: Vitória Tedeschi.