O desempenho da Petrobras (PETR3;PETR4) e os balanços corporativos, como o do Banco do Brasil (BBAS3), também estão influenciando as decisões dos investidores. Em relação aos indicadores econômicos, o mercado espera um aumento de 0,7% nos serviços em dezembro, comparado a 0,4% em novembro. As projeções indicam um crescimento de 2,3% para o setor em 2023, após um aumento de 8,3% em 2022.
Além disso, o investidor fica de olho nas negociações entre o governo e o Congresso para ajustar o prazo e a amplitude da reoneração da folha de pagamentos proposta pelo Poder Executivo. Uma possível concessão do governo seria retirar a reoneração da medida provisória e apresentar um projeto de lei com a proposta. Há também discussões sobre estender o prazo, com a possibilidade de adiar a completa reoneração para 2029, um ano além do inicialmente planejado.
Agenda desta sexta-feira
Ao longo do dia, há uma série de eventos na agenda. Às 9h00, está prevista a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços de dezembro, incluindo o consolidado de 2023. No cenário internacional, aguardam-se discursos da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Dallas, Lorie Logan, às 15h30, e do dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, às 11h15.
No que diz respeito aos relatórios financeiros, os números de Usiminas (USIM5) e PepsiCo (PEPB34) são os destaques do dia.
Além disso, o feriado do ano-novo lunar da China começa nesta sexta, deixando os mercados chineses fechados por uma semana.