As vendas dos principais produtos químicos da Braskem (BRKM5) no mercado brasileiro caíram 15% no quarto trimestre de 2023, na comparação com igual período de 2022, mas tiveram alta de 2% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.
Leia também
A queda se deu, segundo a petroquímica, pelas paradas programadas por clientes, com destaque para clientes de paraxileno, pela menor demanda de estireno, e pelo menor volume de venda de gasolina no mercado brasileiro, informou a empresa, no relatório de produção e vendas divulgado há pouco.
As exportações foram 9% menores em comparação com o terceiro trimestre do ano. A redução é explicada pela menor disponibilidade de produtos para venda devido à parada programada na central petroquímica da Bahia, segundo a empresa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em relação ao quarto trimestre de 2022, o crescimento de 10% ocorreu pelo maior volume de gasolina exportado, em função de melhores oportunidades comerciais no mercado internacional de combustíveis.
Na comparação anual, as exportações de principais químicos cresceram 7%, em razão do aumento no volume de vendas de gasolina, benzeno e tolueno, devido a melhores oportunidades no mercado internacional, disse a Braskem.
Vendas e exportações
De outubro a dezembro de 2023, ainda no mercado brasileiro, as vendas de resinas caíram 9% na comparação ano contra ano, devido ao maior volume de PE vendido no último trimestre de 2022. Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, a queda foi de 11%.
Publicidade
Já as exportações de resinas no quarto trimestre foram 2% maiores, comparadas com o terceiro trimestre, e com alta de 8%, na base anual em função, principalmente, de oportunidades comerciais de PE e PP na América do Sul, informou a Braskem.
Em relação a 2022, o volume de exportações de resinas foi 3% menor, devido aos níveis de estoques elevados na cadeia global, impactando a demanda por produtos no período.
No quarto trimestre do ano passado, o volume de vendas de PP foi 1% menor na comparação anual e 6% menor em relação ao terceiro trimestre de 2023.
No México, o volume de vendas de PE foi 17% menor ante o terceiro trimestre de 2023, mas se manteve em linha em relação ao quarto trimestre de 2022, explicado, principalmente, pela recomposição dos estoques e sazonalidade no período.
Publicidade
Na comparação anual, o aumento de 5% do volume de vendas em 2023 ocorreu, principalmente, pelo maior volume de produto disponível para venda em função da maior taxa de utilização durante o período, segundo a Braskem.