O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço) Futuro, nova modalidade que deve começar a valer em março deste ano, é mais uma possibilidade dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida (MCMV) conquistarem suas casas próprias.
Leia também
Isso porque, de acordo com o site oficial do Governo Federal, a modalidade libera o saldo futuro do FGTS para o financiamento imobiliário e possibilida a utilização de tais depósitos que ainda acontecerão para amortização ou liquidação do contrato, para além da já prevista utilização para pagamento de parte de prestação.
“A alteração promovida pela Lei nº 14.620, de 2023, possibilita a implementação da medida pelas instituições financeiras. No entanto, há a necessidade de que o Conselho Curador do FGTS altere a regulamentação vigente, adequando-a ao previsto na nova redação do dispositivo legal”, diz trecho do comunicado.
Publicidade
Vale citar que a lei que permite o uso do FGTS futuro já foi aprovada pelo Congresso Nacional em julho de 2023. Em suma, a nova medida possibilita que o trabalhador complemente um financiamento habitacional com créditos futuros do FGTS como forma de caução. Ou seja, ela pode ser usada para a compra de um imóvel.
Colaborou: Vitória Tedeschi.