O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza em seu portal oficial, “Meu INSS’, diversas possibilidades de consultar dados cadastrais e realizar agendamentos, além de verificar e corrigir informações relacionadas aos vínculos trabalhistas.
Leia também
Para utilizar o portal, é necessário realizar o cadastro com CPF, nome completo, data e local de nascimento, e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório.
Após o login com a senha provisória, o segurado cria sua própria senha, seguindo critérios específicos. No site uma das principais ferramentas é o acesso aos seus dados e a possibilidade de alterá-los.
Publicidade
Para realizar a consulta dos seus dados cadastrais é necessário acessar a seção “Meu INSS” e clicar no botão “Extrato Previdenciário (CNIS)“. Dentre os dados disponíveis para consulta estão:
- Nome completo;
- Nome da mãe e do pai;
- Sexo;
- Nome social;
- Estado civil;
- Grau de instrução;
- Data de nascimento;
- Nacionalidade;
- Município e país de nascimento;
- CPF;
- Título eleitor;
- CNH;
- Registro de identidade;
- Endereço;
- Telefone;
- E-mail.
Caso você identifique que algum dado seu está incorreto é possível realizar a correção.
A atualização de “dados não críticos” (como endereço e telefone) pode ser realizada de forma simples pela Central de Teleatendimento 135, também pela internet.
Já para “dados críticos” (como nome, nome da mãe, data de nascimento e CPF), que envolvem maior sigilo, é necessário agendar uma visita presencial a uma agência do INSS pelo Meu INSS, na seção “Agendamentos/Requerimentos” e, em seguida, “Atualização de Informações Previdenciárias“.
Além disso, é possível realizar a consulta de vínculos trabalhistas, por meio do Extrato Previdenciário, na opção “Relações Previdenciárias“. Esse extrato impresso pode servir como comprovante do tempo de contribuição, sendo útil em diversas situações, como apresentação ao empregador.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.