Entra em operação na próxima sexta-feira (1), o FGTS Digital, uma iniciativa do Governo Federal que promete transformar o processo de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os empregadores brasileiros.
Leia também
A principal proposta do FGTS Digital é proporcionar uma gestão integrada de todo o processo referente ao FGTS, desde a arrecadação até a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, fiscalização, apuração, lançamento e cobrança dos valores devidos.
De acordo com o ministro Luiz Marinho, a plataforma visa economizar 36 horas por mês em tempo gasto com as rotinas de recolhimento do FGTS, gerando uma redução de custos operacionais de aproximadamente R$144 milhões por ano.
Publicidade
A nova plataforma utilizará as informações de remuneração declaradas no eSocial, permitindo aos empregadores acesso a um sistema integrado para geração de guias personalizadas, cálculo de indenizações compensatórias, obtenção de extratos detalhados, solicitação de estornos e parcelamentos e mais.
A Secretaria de Inspeção do Trabalho realizou uma live no YouTube às 14h de hoje, 28 de fevereiro, para demonstrar o sistema e esclarecer dúvidas. E nos dias 7 e 28 de março, a equipe técnica do FGTS Digital realizará plantões tira-dúvidas no canal do YouTube da Enit.
O FGTS Digital representa um marco na modernização e desburocratização do processo de recolhimento do FGTS, consolidando os esforços do Governo Federal em simplificar e unificar obrigações legais para empregadores e contribuindo para a eficiência do sistema.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade