A Petrobras divulgou na última quinta-feira (7) balanço referente ao quarto trimestre de 2023. A petrolífera fechou o período com lucro líquido de R$ 31 bilhões. O valor é 16,6% superior ao registrado no terceiro trimestre de 2023, mas 28,4% menor que o resultado obtido no quarto trimestre de 2022.
Ainda que o lucro registrado em 2023 tenha ficado 33,8% abaixo de 2022, o resultado foi o segundo melhor da história da empresa, perdendo apenas para o ano anterior. Segundo a empresa, a queda está ligada à redução no preço internacional do petróleo.
Além do balanço, Jean Paul Prates, presidente da petrolífera, declarou em carta que a empresa decidiu não distribuir dividendos extraordinários, conforme antecipou o Broadcast. Segundo ele, os dividendos de R$ 72,4 bilhões, referentes ao exercício de 2023 “é um valor que se reverte para a sociedade brasileira”.
No âmbito internacional, investidores esperam nesta manhã pela divulgação do relatório de empregos dos EUA, o payroll, que deve servir de termômetro para analistas de olho no possível início de cortes de juros no país.
*Com informações do Broadcast