Investir em empresas cíclicas e com alta volatilidade nas suas receitas pode ser interessante para os investidores que buscam proventos, já que algumas chegaram a figurar entre as maiores pagadoras na Bolsa nos últimos anos. Vale lembrar que, tradicionalmente, uma boa carteira de dividendos conta com empresas de setores perenes como bancos, seguros, saneamento, elétricas e telecomunicações.
Leia também
Em entrevista para esta matéria, Gabriel Duarte, analista da Ticker Research, acredita que é possível ter uma carteira com empresas resilientes e previsíveis para o longo prazo e outras para aproveitar o curto prazo, desde que o investidor conheça bem os ativos que possui. Para ele, a hora certa de comprar uma ação cíclica é no momento em que ninguém quer comprar as ações daquela empresa.
No entanto, Renato Reis, analista da Blue3 Research, adverte que o investidor não deve ter empresas cíclicas pensando exclusivamente em dividendos. Para ele, o objetivo principal deve ser o ganho de capital enquanto o provento vem como consequência. Ele também reforça a necessidade de avaliar porque o dividendo existe, se vai continuar existindo e se é saudável.
Publicidade