O mercado financeiro terá horário diferente durante o feriado. Imagem: Adobe Stock
A próxima sexta-feira (29) será marcada por um feriadonacional, em que o mercado financeiro terá horário de funcionamento diferenciado. A celebração religiosa que ocorre sempre antes do domingo de Páscoa é conhecida como Sexta-Feira Santa. Nesta data, é importante saber quais instituições financeiras estarão abertas e fechadas para evitar dificuldades com pagamentos e investimentos durante o final de semana prolongado.
A B3 não realizará negociações no feriado, com todas as movimentações bloqueadas até o dia útil seguinte, segunda-feira (1º). Na segunda-feira, o horário volta ao normal, com o início das negociações a partir das 10h até o seu fechamento às 16h55.
Os bancos também não abrirão na sexta-feira, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências, a entidade orienta que os clientes priorizem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos.
Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Porém, caso isso não ocorra no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento em caixas eletrônicos, internet banking ou no atendimento telefônico de cada instituição.