• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

O que os investidores precisam ter na carteira hoje, segundo o UBS

Investidores devem permanecer atentos ao cenário internacional e ter uma carteira equilibrada

Por Geovani Bucci

03/04/2024 | 9:12 Atualização: 03/04/2024 | 9:56

Banco UBS (Foto: Reuters/Moritz Hager)
Banco UBS (Foto: Reuters/Moritz Hager)

A grande expectativa atual do mercado financeiro gira em torno dos cortes nas taxas de juros do bancos centrais mundiais. Diante da resistência do Federal Reserve (Fed) e a incerteza em relação às próximas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), o investidor permanece no que o banco de investimentos UBS WM chama de “cenário em suspenso.”

Leia mais:
  • ‘A quantidade de Bolsa no portfólio das pessoas vai crescer’
  • ‘Investir fora do Brasil tem mais a ver com a expansão do horizonte’, diz CEO da Franklin Templeton
  • ‘Devemos celebrar a redução da Selic’, diz presidente da CVM
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva ao E-Investidor, o executivo-chefe de investimentos (CIO) para o Brasil no UBS Global Wealth Management, Luciano Telo, fez uma recomendação sobre o que os investidores devem ter em suas carteiras considerando este cenário de incertezas sobre os juros. As dicas serão repassadas para os clientes do banco hoje, às 10 horas, durante uma live.

  • Leia Mais: O que muda nos mercados após Fed manter juros e falar em cortes em 2024?

De acordo com Telo, é necessário manter uma carteira equilibrada, representando diversas classes de ativos, e visando um horizonte de investimento de uma década. “Atualmente, nossa alocação média inclui cerca de 25% em ativos ligados à inflação, 12,5% em ações brasileiras, 25% em multimercados e o restante em pré-fixados e indexados à Selic”, afirma.

Segundo o executivo, trata-se de uma alocação um pouco mais arriscada em relação ao ano passado. Isso reflete a visão do UBS sobre o fato se que este é um momento favorável para os ativos de risco, dadas as condições de inflação controlada e juros em queda no Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“No entanto, devemos estar atentos ao cenário internacional, especialmente às decisões de política monetária nos Estados Unidos, que podem influenciar as condições de mercado globalmente”, diz. “No momento, o mercado está demandando mais prêmio de risco devido às incertezas nos países desenvolvidos, mas acreditamos que, eventualmente, os ativos de risco podem se beneficiar à medida que o ambiente se estabilizar.”

Volatilidade no radar dos investidores

Telo afirma que até que haja uma estabilização do cenário, é preciso manter no radar uma volatilidade nos próximos trimestres. Por isso, a estratégia é manter uma alocação um pouco mais arriscada, com a expectativa de que os ativos de risco se beneficiarão à medida que as condições de mercado se normalizarem, mas também é necessário estar preparado para alterações no curto prazo.

Já do ponto de vista do investidor comum, existem duas maneiras de abordar a situação. Uma delas é mais de curto prazo, considerando que a taxa de juros no Brasil está alta, em 10,75%, enquanto a inflação está sob controle, em 3,5%. Isso significa que é possível obter ganhos reais, com o patrimônio crescendo acima da inflação, simplesmente ao investir no CDI, que rende cerca de um ponto porcentual.

  • Leia Mais: Por que apostar em juros com Selic em queda se tornou um bom investimento?

No entanto, o executivo ressalta que a abordagem do UBS vai além do CDI, analisando o cenário de longo prazo e avaliando se as diversas classes de ativos estão com preços favoráveis. “Por exemplo, com a taxa de juros real próxima de 6% e os pré-fixados em torno de 10%, considerando a inflação em torno de 3,5%, o mercado deveria começar a diminuir esses prêmios de risco devido ao ciclo econômico em que estamos”, diz.

Dessa forma, quando os juros caem em um ambiente de inflação controlada, os ativos de risco, como os ativos ligados à inflação, os pré-fixados e a Bolsa, tendem a se sair melhor do que o CDI.

Porém, deve-se ter em mente que no momento atual a inflação está sob controle no Brasil, mas os juros ainda não estão caindo globalmente. Portanto, de acordo com Telo, este deveria ser um ano positivo para os ativos de risco, mas até agora não tem sido assim. O jeito é seguir com cautela e diversificação.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • carteira de investimentos
  • carteiras recomendadas
  • Federal Reserve
  • Investimentos
  • UBS BB
Cotações
10/02/2026 23h21 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 23h21 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

  • 5

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Investimentos
Resultado da Motiva no 4T25 agrada analistas, mas ação cai na Bolsa; o que está acontecendo?
Investimentos
Resultado da Motiva no 4T25 agrada analistas, mas ação cai na Bolsa; o que está acontecendo?

Números confirmam novo ciclo da ex-CCR, com avanço de margens, foco em rodovias e leitura positiva de XP e BTG

10/02/2026 | 14h05 | Por Isabela Ortiz
IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos
Investimentos
IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

Inflação mais comportada reforça apostas em corte de 0,50 ponto pelo Banco Central e redefine estratégias de investimento em renda fixa, ações e câmbio

10/02/2026 | 09h38 | Por Isabela Ortiz
O perigo invisível dos fundos de ações considerados “seguros”
Investimentos
O perigo invisível dos fundos de ações considerados “seguros”

A alta das big techs concentrou o mercado e reduziu a diversificação real dos fundos de índice, elevando os riscos para investidores

10/02/2026 | 08h54 | Por Jeff Sommer, da Fortune
Logo do E-Investidor com background verde
Investimentos
Gestor da Oi (OIBR3) rebate credores sobre venda de ativo por valor irrisório

Os credores, representados pela UMB Bank, enviaram nesta segunda-feira uma petição à Justiça, contestando o curto prazo para a venda

10/02/2026 | 08h00 | Por Circe Bonatelli

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador