Os ativos até chegaram a operar no campo negativo por um breve período da manhã, mas subiram após rumores envolvendo o pagamento de dividendos extraordinários pela petroleira. Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, do O Globo, uma reunião realizada nesta quinta no Planalto entre os ministros da Fazenda, Minas e Energia e da Casa Civil selou a decisão de pagar os proventos extraordinários da Petrobras que foram retidos pelo conselho de administração em março.
Ainda de acordo com a jornalista, a decisão será levada agora para a chancela do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, a avaliação é de que os pagamentos devem ser liberados, sendo que o próximo passo será aprová-la na reunião do conselho da companhia marcada para o dia 19 de abril.
Outra questão relacionada à Petrobras é monitorada pelos investidores: uma possível troca de comando na petroleira. Segundo informações do Broadcast, o presidente Lula avalia transferir o atual presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, para a liderança da empresa.
O nome de Mercadante circula dentro do Palácio do Planalto e do Ministério da Fazenda para substituir Jean Paul Prates, que pode ser demitido da presidência da estatal a qualquer momento.